Veículos de Comunicação

PERIGO

Campo Grande registra 14 incêndios em 2025

Ocorrências no estado já somam 32 casos este ano; bombeiros reforçam medidas de prevenção para evitar novos acidentes

Para acionar o Corpo de Bombeiros disque 193
Para acionar o Corpo de Bombeiros disque 193 | Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros

Um incêndio atingiu uma residência no Jardim Jacy, em Campo Grande, na tarde de quarta-feira (14). As chamas começaram no quarto, construído em madeira, e foram controladas pelo Corpo de Bombeiros antes de se espalharem. Um casal de idosos, de 77 e 82 anos, foi resgatado pelo cuidador. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Este foi o 14º incêndio registrado em edificações na capital neste início de 2025. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, Campo Grande contabilizou 308 ocorrências em 2024.

No estado de Mato Grosso do Sul, foram registrados 849 casos no ano passado. Até 16 de janeiro de 2025, já são 32 ocorrências no estado, com maior incidência aos fins de semana.

Prevenção

O tenente Paulo Lima, do Corpo de Bombeiros, destaca a importância de medidas simples para evitar acidentes como este:

“Mantenha sempre saídas como portas e janelas desobstruídas para evacuação rápida. Ensine crianças sobre os perigos do fogo e mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance. Nunca deixe panelas ou velas acesas sem supervisão e armazene produtos inflamáveis longe de fontes de calor.”

Os Bombeiros reforçam a necessidade de revisar instalações elétricas, manter ambientes organizados e treinar a família para evacuações em caso de emergência. Para reduzir riscos, é importante vedar frestas, inspecionar roupas e calçados antes de usá-los, e evitar o acúmulo de entulhos e materiais inflamáveis.

Casos mais graves devem ser encaminhados para hospitais com suporte especializado, enquanto situações leves podem ser tratadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Centros Regionais de Saúde (CRSs).