Para vacinar ao menos 80% dos cães e gatos da capital, a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) organiza um dia de imunização na próxima quarta-feira (20). A vacinação ocorrerá em dez UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CRSs (Centros Regionais de Saúde) e na Praça Ari Coelho. A ação acontece das 8h às 15h, aproveitando o feriado municipal.
Maria Aparecida Cunha, chefe do serviço de controle da raiva e outras zoonoses, explica que todos os 11 pontos terão supervisão dos agentes do CCZ. Além disso, agentes comunitários de saúde e estudantes de medicina veterinária da UFMS participarão da campanha. A estrutura será montada do lado de fora das unidades de saúde, em estacionamentos ou laterais, para não interferir no fluxo de pacientes. Na Praça Ari Coelho, uma tenda abrigará o ponto de vacinação.
A importância de combater a raiva
A raiva é uma doença viral grave, transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas de mamíferos infectados. A doença causa encefalite aguda e tem letalidade próxima a 100% sem tratamento rápido.
A OMS pretende eliminar casos de raiva humana causados por variante canina até 2030 no mundo e até 2026 no Brasil. Em Campo Grande, entre 2010 e 2024, foram 14 casos de raiva em morcegos.
O município realiza cerca de 5.000 atendimentos profiláticos ao ano e aplica 4.400 doses de vacina antirrábica. O CRS Nova Bahia é referência para acidentes graves. Atualmente, apenas as UPAs e CRSs oferecem atendimento antirrábico humano pelo SUS.
Em outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) lançou o site https://semraiva.com.br. O portal orienta sobre o que fazer em caso de mordidas e detalha os ciclos de transmissão.
A SESAU também implementou um novo sistema de notificação de casos de raiva, em parceria com UFMS e Fiocruz, otimizando o tempo de resposta.
Meta de imunização
Desde 1º de agosto, a campanha de vacinação antirrábica busca vacinar 179.620 cães e 89.810 gatos. Até o momento, 34% dos cães e 24% dos gatos receberam a vacina. O CCZ já percorreu todas as regiões Norte, Segredo, Oeste do Imbirussu e Oeste da Lagoa, visitando 140.050 imóveis. Porém, 46% estavam fechados no momento da visita.
Quem não puder vacinar seus animais na próxima quarta-feira, pode ir ao CCZ, na Av. Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h, e nos fins de semana e feriados, das 6h às 22h.