Veículos de Comunicação

ESPORTE

Campo-grandense representa MS no Mundial de Triatlo

Competição que reúne natação, ciclismo e corrida, está sendo realizada na Espanha

Raphael, Cinthia e Henrique representam MS no Mundial de Triatlo - Foto: Reprodução/Rede Social
Raphael, Cinthia e Henrique representam MS no Mundial de Triatlo - Foto: Reprodução/Rede Social

Mato Grosso do Sul está sendo representado no Campeonato Mundial de Triatlo, realizado na cidade de Torremolinos, na Espanha. O campo-grandense, Raphael Bittencourt, está na disputa, ao lado de dois alunos. No sábado (19), o “coach”, como é conhecido, compete na modalidade Standard.

O triatlo é o esporte que une natação, ciclismo e corrida. Na quinta-feira (18), Raphael e os alunos, Cinthia Gomes e Henrique Falcão, disputaram a prova Sprint. Foram 750 metros na água, 5 km de corrida e 20 km de natação.

O coach ficou satisfeito com o resultado do trio na prova. “Foi extremamente gratificante fiquei muito satisfeito com o resultado que eu entreguei e que o pessoal entregou, dentro das condições da prova. Conseguimos extrair o nosso melhor e estamos bem felizes […] um start dentro da assessoria, um projeto para realmente mostrar para eles que todo mundo pode estar aqui participando”.

No sábado, o desafio será maior para Raphael e Henrique, que voltam a competir na modalidade Standard, onde as distâncias são dobradas: 1,5 km de natação, 10 km de corrida e 40 km de bicicleta. “A gente treinou para isso. Viemos com esse objetivo de cada um fazer o seu melhor”, completou Raphael.

FATALIDADE

Dois atletas morreram durante a disputa da prova Sprint, na quinta-feira. Um mexicano e um britânico, de 79 e 56 anos respectivamente, teriam sofrido uma parada cardíaca, de acordo com o jornal local “La Opinión de Málaga”.

Segundo Raphael Bittencourt, o episódio reforça a necessidade de os atletas buscarem acompanhamento médico. “Independentemente da idade, é importante realizar os check-ups. Isso é uma coisa que a gente fala muito na assessoria, porque tem alguns maus que ficam silenciados. Então a importância de você estar passando por um médico do esporte, fazendo um acompanhamento para tentar prevenir e evitar essas situações”.

A Federação Mundial de Triatlo se manifestou em nota sobre o assunto. Confira na íntegra:

“É com profunda tristeza que informamos que dois participantes (um do México e outro da Grã-Bretanha) faleceram no Campeonato Mundial de Triatlo Torremolinos-Andalucía AG Sprint Distance, que aconteceu hoje, 17 de outubro. Nossas mais profundas condolências vão para suas respectivas famílias, amigos, Federações Nacionais e toda a família do triatlo. A World Triathlon, a Federação Espanhola e o LOC estão em contato com suas famílias e federações para fornecer todo o apoio necessário neste momento difícil e triste”.