Veículos de Comunicação

CULTURA

Cantata natalina da ASL reúne seis corais na Capital

Evento gratuito acontece na sexta-feira, com apresentações de tradicionais canções natalinas no auditório da ASL

Coral Arte Viva
Coral Arte Viva | Foto: Reprodução/ ASL

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) realizará a Cantata Natalina de 2024 na sexta-feira (13), no auditório da instituição. O evento contará com apresentações de seis corais de Campo Grande: Angelis, Educandário Getúlio Vargas, Senhora de Fátima, Arte Viva, Casa de Sheila e Fronteiras Abertas. A entrada será gratuita e aberta ao público.

O evento encerrará as atividades de 2024 da ASL e terá a coordenação do acadêmico Américo Calheiros. O público poderá apreciar canções tradicionais de Natal, como Noche de Paz, Ave Maria de Gounod e Hallelujah, além de outras músicas que ressaltam o espírito natalino.

As cantatas natalinas têm origem em manifestações populares europeias e destacam o nascimento de Jesus por meio de músicas variadas, cantadas individualmente ou em grupo. Composições como Família Sagrada, Quando o Natal Chegar e Noite Feliz fazem parte do repertório, que inclui influências de compositores renomados, como Bach e Handel.

Serviço

  • Data: 13/12/2024
  • Hora: 19 horas
  • Local: Sede da ASL – R. 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco/CG
  • Entrada: Gratuita

Programação da 3° Cantata de Natal

1- Grupo Angelis
2- Coral do Educandário Getúlio Vargas
3- Coral Senhora de Fátima
4- Coral Arte Viva
5- Coral Casa de Sheila
6- Coral Fronteiras Abertas

CORAL ANGELIS

Formado atualmente por 4 vozes, o coral tem o propósito de difundir a música sacra/religiosa e erudita, promovendo a democratização da música clássica. O Grupo Angelis atua em Campo Grande e regiões próximas participando de Missas, Casamentos e eventos.

Em dezembro de 2023 realizaram na Capital o Concerto de Natal; e em 2024, um concerto de Páscoa, também em Campo Grande. Dentre o repertório, apresentam músicas que vão do renascimento ao contemporâneo. Eliseba, responsável pelo grupo, é formada em Música pela UFMS.

CORAL GETÚLIO VARGAS

O Coral do Educandário Getúlio Vargas (EDGV) é constituído por 50 alunos, participantes das atividades da instituição que, desde a sua fundação em 1996, mantém sua rotatividade anual de alunos integrantes. Mantém por objetivo a socialização e demais ações evolucionais no aprendizado da arte vocal “O Canto”.

Desde o ano de 1997 tem como professor e regente o Maestro Orion Cruz. Ao longo de sua existência, o Coral EDGV tem se apresentado atendendo a convites de vários eventos, sempre conotando uma bela performance musical encantando o público presente.

CORAL SENHORA DE FÁTIMA

O Coral Senhora de Fátima, regido pela pianista e professora Simone Vieira Carvalho Gomes, iniciou suas atividades no ano de 1997, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande, com o objetivo de servir nas atividades paroquiais.

O Coral promoveu Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, participou de festivais municipais e paroquiais, apresentações e celebrações diversas e também em celebrações eucarísticas, sendo o seu projeto mais ousado o oratório de Natal – Natividade. Um sonho que foi repetido por 5 vezes, inclusive em São Gabriel nas portas da Igreja Matriz no projeto Luzes do Cerrado.

CORAL ARTE VIVA

O movimento canto coral infanto-juvenil e adulto do Centro de Arte Viva foi introduzido desde a sua criação, em 1989, como uma atividade mantida gratuitamente, aberta aos frequentadores do Centro de Arte Viva e à comunidade em geral.

Visando realizações culturais com peças selecionadas de compositores brasileiros, internacionais e locais de épocas variadas, está sob a regência da cantora e compositora Professora Luciana Fisher. O Centro de Arte Viva tem a direção da professora Clarice Maciel e coordenação da sua filha, Sofia Maciel.

CORAL ESPÍRITA SCHEILLA

O Coral Espírita Scheilla foi fundado em 20 de agosto de 1986 por membros da Comunhão Espírita Casa de Scheilla, com a finalidade de divulgar a Doutrina Espírita e Evangelho de Jesus por meio do canto coral.

Embora seja um coral espírita, acolhe integrantes de outras religiões que estejam buscando o mesmo ideal cristão. Com 38 anos de trabalho ininterrupto, o Coral conta atualmente com 16 integrantes e há 21 anos está sob a regência do Maestro Fábio Bernobic.

CORAL FRONTEIRAS ABERTAS

O Coral Fronteiras Abertas foi criado em 2016 por iniciativa de Américo Calheiros, que convidou o renomado maestro Orion Cruz para regê-lo.

O Fronteiras Abertas é coordenado por Américo Calheiros e pela coralista Kátia Francisco, com o propósito de abrir fronteiras geográficas, humanas e culturais, cantando em diferentes idiomas e até dialetos. Sempre pronto a receber novos integrantes, o Coral apresenta-se em distintos espaços e diversos municípios, sendo seu repertório extremamente diversificado.

*Com informações da ASL