É impossível falar de esporte em Campo Grande sem mencionar o ginásio Avelino dos Reis, mais conhecido como Guanandizão. Desde sua inauguração, em 1984, o ginásio tornou-se um dos grandes palcos esportivos da capital sul-mato-grossense, sediando eventos de relevância nacional e internacional.
Porém, sua trajetória foi interrompida em 2013, quando uma vistoria do Corpo de Bombeiros apontou falhas no sistema hidráulico e na prevenção de incêndios. O Guanandizão ficou fechado por sete anos, até ser reaberto em 2020, completamente revitalizado.
Apesar do longo período de interdição, o retorno dos eventos ao ginásio está conquistando um público mais jovem, que não viveu os grandes momentos da história do espaço.
Um exemplo é a enfermeira e atleta Maria Luiza Frandoloso, que relembra sua primeira experiência no local, durante a final da Superliga Masculina de Vôlei, em 2021. “Era uma final com dois times muito bons, foi super legal a experiência”.
Além de torcedora, Maria Luiza também já vivenciou a emoção de jogar no Guanandizão como atleta.
“É muito legal pensar que joguei no mesmo lugar que grandes atletas como o Bruninho. O ginásio é incrível, parece os que a gente vê na TV, com estrutura excelente para o esporte”, afirma.
Do esporte à música
O Guanandizão não é apenas um símbolo do esporte. O ginásio também se tornou palco de grandes atrações culturais, como o show da cantora Marisa Monte, que foi a porta de entrada para a estudante Ana Beatriz Leal conhecer o espaço.
“Nunca acompanhei muito esporte, mas achei interessante conhecer essa estrutura. Foi uma oportunidade de sair da minha bolha e explorar algo diferente. Depois disso, até me interessei em conhecer estádios e outros espaços semelhantes”, compartilha Ana Beatriz.
E essa conexão cultural com o público jovem não é algo recente. Em 1989, a empresária Neide Oliveira foi ao Guanandizão para assistir ao show da banda Titãs.
“Naquela época, o ginásio era o único lugar para shows em Campo Grande. Era uma estrutura muito boa e acessível, com um preço único para todos. Foi uma experiência incrível”, relembra Neide.
Grandes eventos estão de volta
Após a reinauguração, o Guanandizão voltou a receber grandes espetáculos, como os shows de Roberto Carlos e Lulu Santos. No cenário esportivo, o ginásio recebeu eventos como a Supercopa de Vôlei e partidas festivas com craques como Falcão.
Em 2025, o ginásio será palco de um dos primeiros grandes eventos do ano: a partida entre Cruzeiro (MG) e Suzano (SP) pela Superliga de Vôlei. O confronto está marcado para o dia 23 de março, e os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira, ao meio-dia, com preços promocionais nas primeiras 48 horas.
O Cruzeiro, atual campeão brasileiro, conta com medalhistas olímpicos como Lucão, Wallace e Douglas Souza. Já o Suzano é uma equipe nova no cenário nacional, ocupando atualmente a 6ª posição na Superliga.
Ingressos
Os ingressos estão disponíveis para compra de maneira online ou presencialmente nas unidades de uma loja materiais esportivos na Capital.
Pontos de venda
- Rua 7 de Setembro, nº 592
- Shopping Campo Grande
- Shopping Norte Sul
- Rua Maracaju, nº 140
Ouça a reportagem na íntegra:
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG