O Boletim Epidemiológico da dengue referente à 45ª semana epidemiológica, divulgado na tarde desta terça-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), mostra que 30 casos da doença foram confirmados no estado desde o boletim anterior, divulgado há 11 dias.
Nesse mesmo período, foram registrados 71 casos suspeitos de dengue em Mato Grosso do Sul. Ao longo do ano, a SES/MS contabilizou 19.429 casos suspeitos e, desses, 82% (16.012 pacientes) tiveram a doença confirmada.
Nos últimos 14 dias, os municípios de Porto Murtinho, Amambai, Caarapó e Itaquiraí tiveram casos confirmados para doença.
Mortes por dengue
Apesar de não confirmar mortes por dengue desde 25 de setembro, a Secretaria Estadual de Saúde também aponta no documento que, neste ano, a dengue levou à morte 30 pacientes e outros 17 óbitos ainda estão sob investigação.
Conforme a série histórica de óbitos por dengue (imagem abaixo), a situação neste ano é considerada grave, ultrapassando a média histórica da última década, que foi de 20 mortes por ano.
Os dados da série histórica também mostram que a partir de 2019 o número de mortes tem sido elevado em MS.
Outra situação preocupante é que, em 2024, os pacientes que morreram por dengue também foram diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A SRAG, geralmente, é resultado de uma infecção viral que gera grande dificuldade de respirar e lesões nos alvéolos (sacos de ar nos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas), e é acompanhada de pneumonia.
Além disso, entre as 30 vítimas fatais (tabela abaixo), 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade:
- Diabetes (D) + Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): 7 óbitos
- Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): 3 óbitos
- Diabetes (D) + Doença Renal Crônica (DRC) + Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): 1 óbito
- Doença Autoimune (DA) + Diabetes (D) + Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): 1 óbito
- Doença Renal Crônica (DRC) + Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): 1 óbito
- Câncer (CA): 1 óbito
- Doenças Hematológicas (DH): 1 óbito
- Sem comorbidades relatadas (NR): 15 óbitos