Na próxima semana, 210 indígenas de nove aldeias em Miranda (MS) passarão por cirurgias de catarata, como parte do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”. A ação ocorre após triagem e exames realizados no final de setembro, dentro das comunidades, para facilitar o acesso dos pacientes.
No final de setembro, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) esteve na aldeia Cachoeirinha, onde mais de 300 indígenas participaram de uma triagem para identificar quem precisaria da cirurgia. A ação dentro da aldeia buscou diminuir os desafios de deslocamento enfrentados pelos indígenas e oferecer um atendimento mais próximo e acessível.
Severino de Almeida, morador da aldeia Passarinho, foi um dos que participou da triagem. Ele fez os exames necessários e recebeu o diagnóstico de que precisa da cirurgia. “Com certeza vai melhorar a vida. O atendimento foi ótimo, e estou esperançoso com a cirurgia”, afirmou Severino. Outros beneficiados ressaltaram a importância do mutirão para a comunidade, considerando os custos elevados que o procedimento teria caso precisassem pagar por ele.
Além da triagem e dos exames, o projeto prevê acompanhamento dos pacientes e assistência durante o procedimento. Marta Madalena, da aldeia Moreira, soube da iniciativa por meio dos profissionais de saúde de Miranda e espera que a cirurgia traga melhorias significativas à sua visão. “Vim com esperança e fé em Deus. Muitas pessoas precisavam deste atendimento”, comentou.
Nova fase do programa
O “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” está em sua segunda fase, buscando ampliar o acesso a cirurgias e procedimentos eletivos que estavam acumulados, especialmente desde a pandemia. Maria Angélica Benetasso, superintendente de gestão estratégica da SES, explicou que essa etapa do programa visa levar os procedimentos para mais perto dos pacientes, priorizando a proximidade e o acesso.
No caso das aldeias indígenas de Miranda, a decisão foi concentrar as triagens e exames na aldeia Cachoeirinha, dada a dificuldade de locomoção dos moradores. “Foi importante porque são pacientes que têm dificuldades na locomoção. As cirurgias serão no hospital municipal de Miranda”, destacou Maria Angélica.
Desde o início, o “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” já realizou mais de 24 mil cirurgias, das quais mais de 15 mil foram oftalmológicas. A iniciativa busca reduzir as filas de cirurgias eletivas, atendendo a uma demanda que se intensificou nos últimos anos.
*Com informações do Governo de MS
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG