Há menos de 24 horas para a eleição da mesa diretora que será firmada para o biênio 2025-2026, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) optaram pelo consenso na sessão plenária desta terça-feira (12). Mais uma vez, não haverá disputa política na Casa de Leis, e chapas opostas ou possíveis candidaturas avulsas foram canceladas.
A eleição da mesa diretora será realizada nesta quarta-feira (13), e tudo indica que a atual chapa, presidida pelo deputado estadual Gerson Claro (PP), será reeleita. Nesta manhã, o parlamentar fez um apelo aos demais deputados.
“Queria fazer o apelo para que os deputados, que já até manifestaram interesse, possam até amanhã fazer uma reflexão para a gente encerrar essa pauta, construindo o consenso e fazendo o nosso parlamento o parlamento da maturidade e da democracia”, disse o presidente da Alems.
Na composição da mesa, a 1ª Secretaria seria o único cargo em disputa, já que o deputado Coronel David (PL) havia mostrado interesse e se candidatado. A posição atualmente é ocupada pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB).
Após o apelo do presidente, Coronel David explicou que decidiu optar também pelo consenso.
“Eu tinha mantido a minha candidatura até a data de hoje, mas, infelizmente, eu tive que atender a um pedido da maioria dos deputados, que entenderam que, nesse momento, não é momento de disputa, e sim de buscar um consenso, confiando na mesa diretora. E por essa razão, eu me rendi à maioria e não poderia ser diferente. Acho que a disputa sempre tem que ser salutar, mas, quando essa disputa pode interferir de alguma forma no ambiente que a gente vive aqui, eu preferi então atender ao pedido do presidente”, afirmou o deputado.
Se a candidatura do deputado Coronel David (PL) fosse mantida, outro possível nome que estaria na disputa pela 1ª Secretaria seria o do deputado Zé Teixeira (PSDB), que já ocupou o cargo quatro vezes na Alems.
“Eu vi que o Coronel David estava colocando o seu nome para o cargo, apreciado pelos pares. Como o PSDB é a maior bancada daqui, eu pensei: se for para ter disputa, eu vou colocar o meu nome pelo PSDB. Nada contra o David, é uma excelente pessoa, seria um bom primeiro secretário. Mas eu achei que tenho um serviço prestado na Casa, muito bem avaliado pelos meus pares. Se fosse para o PSDB ficar fora, eu estava colocando o meu nome pelo PSDB. Mas hoje, o David desistiu. A mesa diretora pegou a assinatura de mais de 20 deputados e vai haver o consenso”, explicou o parlamentar.
Atual membro da mesa diretora como 2º secretário, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) falou sobre o trabalho realizado pelos parlamentares na Casa de Leis.
“Nós tivemos uma atuação consistente da mesa. A Assembleia Legislativa abriu as portas para a participação da comunidade na festa junina, na corrida dos poderes, nós tivemos aqui audiências públicas. Eu lembro da aprovação da lei do Pantanal, em que participaram ambientalistas, produtores rurais, movimentos ambientalistas, e hoje aqui nós temos a presença dos servidores aposentados, que estão frequentemente presentes na Assembleia. A Casa tem uma postura de maior abertura e participação da sociedade, sem falar que, internamente, a mesa diretora tem conduzido, junto aos servidores da Casa, a negociação salarial. Então, acho que é quase natural essa reeleição da atual Mesa Diretora”, concluiu o parlamentar.
Mesa Diretora
Atual composição:
- Presidente – Gerson Claro (PP)
- 1° vice-presidente – Renato Câmara (MDB)
- 2° vice-presidente – José Teixeira (PSDB)
- 3° vice-presidente – Mara Caseira (PSDB)
- 1° secretário – Paulo Corrêa (PSDB)
- 2° secretário – Pedro Kemp (PT)
- 3° secretário – Lucas de Lima (Sem partido)