Veículos de Comunicação

Mato Grosso do Sul possui quase 16 mil casos confirmados de dengue

Saõ 30 mortes confirmadas e 17 óbitos sob investigação

Doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue - Divulgação
Doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue - Divulgação

Mato Grosso do Sul contabiliza 19.180 casos prováveis de dengue em 2024, com 15.927 confirmados, segundo dados do boletim da 42ª semana epidemiológica divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (22). O documento também aponta 30 mortes confirmadas pela doença, além de 17 óbitos ainda sob investigação.

Nos últimos 14 dias, os municípios de Inocência, Itaquiraí, Água Clara, Aquidauana, Itaporã e Campo Grande apresentaram baixa incidência de casos confirmados. As mortes ocorreram em Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Dentre as vítimas, 15 apresentavam comorbidades.

Vacinação

Conforme o boletim, foram aplicadas 100.339 doses da vacina contra a dengue em Mato Grosso do Sul, que já recebeu 173.140 doses do Ministério da Saúde. A vacinação, composta por duas doses com intervalo de três meses, é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que apresenta maior número de internações por dengue entre jovens de 6 a 16 anos.

Chikungunya

Além da dengue, o Estado registrou 3.160 casos prováveis de Chikungunya, com 898 confirmações, mas sem registros de óbitos. A SES reforça que, diante de sintomas de dengue ou Chikungunya, é essencial evitar a automedicação e buscar atendimento em uma unidade de saúde.

*Com informação da SES/MS