Veículos de Comunicação

Saúde

MS registra quase 20 mil casos de dengue em 2024

Estado registra 32 mortes e reforça vacinação para adolescentes; casos de Chikungunya também preocupam

Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue
Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue | Foto: Jimmy Chan/Pexels

O estado de Mato Grosso do Sul contabilizou 19.575 casos prováveis de dengue em 2024, com 16.176 confirmações. Até o momento, 32 mortes foram registradas em decorrência da doença, e outras 17 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, cidades como Sete Quedas, Amambai, Laguna Carapã, Japorã, Aquidauana, Itaquiraí, Chapadão do Sul, Bataguassu, Três Lagoas, Maracaju e Dourados apresentaram baixa incidência de casos confirmados. As mortes ocorreram em 18 municípios, incluindo Campo Grande, Bonito, Dourados, Maracaju e Naviraí. Entre as vítimas, 15 tinham comorbidades.

Vacinação contra a dengue

Até agora, 117.006 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas no estado. Mato Grosso do Sul recebeu 189.910 doses do imunizante, que deve ser administrado em duas etapas, com intervalo de três meses entre as aplicações.

A vacinação é indicada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue no grupo de 6 a 16 anos.

Casos de Chikungunya

O estado também registrou 2.823 casos prováveis de Chikungunya, dos quais 923 foram confirmados. Não há óbitos relacionados à doença.

As autoridades de saúde recomendam evitar a automedicação e orientam que, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, as pessoas procurem atendimento em unidades de saúde.

*Com informações da SES/MS