Veículos de Comunicação

CULTURAL

Música tradicional de MS dita o ritmo do quadro cultural no feriado

O músico Marcos Assunção foi o convidado desta semana; ele nasceu em Campo Grande quando a Cidade Morena ainda fazia parte do estado de Mato Grosso

O músico Marcos Assunção foi o convidado do CBN Cultural desta sexta-feira (11) | Foto: Karina Anunciato/CBN CG
O músico Marcos Assunção foi o convidado do CBN Cultural desta sexta-feira (11) | Foto: Karina Anunciato/CBN CG

Em clima de comemoração ao aniversário de 47 anos de Mato Grosso do Sul, o músico Marcos Assunção participou do quadro CBN Cultural desta sexta-feira (11). Marcos nasceu em Campo Grande, no ano de 1976, quando a Cidade Morena ainda fazia parte do estado de Mato Grosso. Hoje, ele é um dos representantes da tradicional música sul-mato-grossense.

Marcos começou na música aos 6 anos de idade, então a evolução musical dele acompanhou o ritmo da cultura de Mato Grosso do Sul. “Meu saudoso avô, Assunção, me chamava para cantar moda de viola e falava da viola quando eu era criança. Eu não tinha viola. Mas, quando eu ouvi, parece que é algo que já estava correndo nas minhas veias e eu nunca abandonei”.

Além da música, que é sua graduação, Marcos também já escreveu alguns livros. “Em 2019, eu iniciei um projeto para construir um método de viola. Eu acredito, pelo fato de eu estar tocando a viola, que existe sim uma linguagem peculiar na maneira de se tocar a viola caipira em Mato Grosso do Sul”.

Confira a entrevista na íntegra: