O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), apresentou o Mapa LABs, um aplicativo inovador voltado para a coleta de amostras e envio de resultados de análises laboratoriais. Esta é a primeira ferramenta da Plataforma de Serviços Integrados da Defesa Agropecuária (PSDA), desenvolvida para agilizar processos e integrar informações entre os diferentes agentes envolvidos.
Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, ressaltou a importância da nova tecnologia. “Essa transformação no processo de autocontrole é rápida, aumenta a segurança, facilita a gestão de dados e reduz os custos tanto para o serviço público quanto para o setor privado“. Ele também adiantou que mais duas funcionalidades da plataforma serão lançadas em 2025.
Camilo Mussi, subsecretário de Tecnologia da Informação do Mapa, agradeceu à SDA pela iniciativa e destacou os benefícios do novo sistema digital. “É um grande avanço para a tecnologia agropecuária e estamos orgulhosos de participar desse processo junto com a SDA”.
A operação do Mapa LABs terá início com o monitoramento de patógenos, conforme estabelecido no Programa Nacional de Controle de Patógenos. O aplicativo permitirá o envio dos resultados das coletas oficiais realizadas pelo Mapa, bem como dos dados obtidos pelo setor produtivo, em conformidade com as Instruções Normativas SDA/MAPA nº 20/2016 e nº 60/2018. Com o tempo, todas as coletas de amostras oficiais da SDA serão migradas para o sistema, garantindo sua integração à base de dados da Plataforma.
O aplicativo faz parte do processo de autocontrole, permitindo o acesso aos dados das análises de controle de qualidade das empresas, enquanto os departamentos da SDA definirão posteriormente quais informações serão transmitidas para atender às exigências do Programa de Conformidade e do autocontrole.
Além disso, o Mapa LABs oferece integração automática com os laboratórios via API, permitindo a conexão direta com a cadeia produtiva. A solução, que pode ser utilizada tanto online quanto offline, foi desenvolvida em parceria entre a Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários, os departamentos da SDA, a STI do Mapa e o Serpro.
*Com informações do Mapa
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG