Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

Pais buscam escolas mais próximas de casa no início das matriculas da Reme

Lista de designação para as escolas municipais deve ser divulgada no dia 16 deste mês; foram abertas 7 mil novas vagas para a educação infantil

Central de Matrículas fica na sede da Semed, no endereço Rua Onicieto Severo Monteiro, nº 460, Vila Margarida
Central de Matrículas fica na sede da Semed, no endereço Rua Onicieto Severo Monteiro, nº 460, Vila Margarida | Foto: Mateus Adriano/CBN CG

Começou nesta quarta-feira (8) o período de matrículas para novos alunos na Rede Municipal de Ensino (Reme) na Capital, e a expectativa dos pais para este ano é conseguirem vagas em escolas próximas de casa.

Apesar de o serviço estar disponível de maneira online e por telefone, a Central de Matrículas estava cheia no primeiro dia de matrículas para os novos alunos. Muitos pais não conseguiram realizar o procedimento pelo site e resolveram ir até o local.

Um dos relatos mais comuns é de quem tenta mudar o filho de escola para ficar mais perto de casa, como é o caso de Ingrid Garcia, mãe de uma menina de cinco anos. “Ano passado colocaram ela bem mais longe da minha casa. Agora eu vim tentar trocar”.

É a mesma situação da empregada doméstica Andreia de Araújo, mãe de dois meninos, um de nove e outro de 11 anos. “A escola onde eles estudam fica a 2 km de distância da minha casa. Então fica um pouco difícil conseguir levá-los. Agora eu pedi uma nova solicitação para outra escola”.

A estagiária Jéssica Andrade também é mãe de duas crianças, uma de quatro e outra de 10 anos de idade, mas os irmãos estudaram em escolas diferentes no ano passado. “Eles estão separados e eu quero colocar os dois na mesma escola. A creche [da mais nova] fica longe da minha casa”.

A filha mais velha da dona de casa Gláucia Ribeiro tem 14 anos e já está indo para o último ano do ensino fundamental. Para ela, que já era aluna da rede, não foi difícil conseguir vaga. Para a caçula, de apenas dois anos e nove meses, a situação já é diferente. “Falaram que tem muita gente na lista de espera. Tem que esperar para ver a designação”.

Demanda

Em julho de 2024, a lista de espera para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) chegou a mais de 8 mil crianças. A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou mais de 3.700 atendimentos por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) em Campo Grande. O Nudeca ajuizou 2.428 ações, e todas tiveram resultado favorável.

Para atender à demanda, neste ano foram abertas 7 mil novas vagas na Rede Municipal de Ensino, segundo a Secretaria de Educação (Semed). A lista de designação dos alunos está prevista para o dia 16 deste mês, e as aulas devem começar no dia 10 de fevereiro.

No caso de pais ou responsáveis que, por ventura, não conseguirem vaga para os filhos em nenhuma escola, a defensora pública, Débora Maria de Souza Paulino, coordenadora do Nudeca, ressaltou que a Defensoria está à disposição. “Pode nos procurar para que a gente faça o contato administrativo e, caso a vaga não seja fornecida, nós ingressaremos com ação judicial”.

Segundo a Semed, mais de 112 mil alunos terminaram o ano de 2024 matriculados na Reme. A estimativa é de que o número se mantenha para 2025.