Veículos de Comunicação

AGRO MERCADO

Problemas da safra brasileira podem impactar comércio com a China

Devido à insegurança sobre a oferta no Brasil, o país asiático tem direcionado suas compras para outros mercados, como os Estados Unidos

Em MS, até a última sexta-feira (4), apenas 5% da área destinada à plantação havia sido cultivada
Em MS, até a última sexta-feira (4), apenas 5% da área destinada à plantação havia sido cultivada | Foto: Reprodução/CNA

O cenário da produção agrícola brasileira enfrenta um atraso significativo, gerando preocupações no mercado global, especialmente em relação à oferta e demanda de soja. A semeadura no Brasil, particularmente nas principais áreas produtoras, está consideravelmente atrasada devido à escassez de chuvas, situação que se reflete diretamente nos números de cultivo.

Em Mato Grosso do Sul, até a última sexta-feira (4), apenas 5% da área destinada à plantação havia sido cultivada. O Paraná, estado que está mais adiantado no processo, tem pouco mais de 25% da área plantada até o momento. Já o Mato Grosso, maior estado produtor de soja do Brasil e do mundo, ainda registra menos de 3% da área semeada, um dado alarmante considerando a importância dessa região para o mercado global.

Na coluna Agro Mercado desta quarta-feira (9), Fabiano Reis analisa o setor e como o atraso na produção brasileira está impactando diretamente as movimentações comerciais da China.

Confira a coluna Agro Mercado na íntegra: