Veículos de Comunicação

CBN FESTAS E EVENTOS

Saga de Januário Garcia, o Sete Orelhas, é retratada em HQ

Ilustrador, Olimpio Leme, pesquisou por cinco anos, e deu vida a história através dos quadrinhos

Olimpio Leme nos estúdios da Rádio CBN Campo Grande
Olimpio Leme nos estúdios da Rádio CBN Campo Grande | Foto: Fernando de Carvalho/CBN-CG

A história de Januário Garcia Leal, mais conhecido como “Sete Orelhas”, ganha vida pelas mãos do bancário e ilustrador Olimpio Leme, em sua primeira obra autoral de histórias em quadrinhos, intitulada Garcia – Luta, Fé e Justiça. A graphic novel mescla realidade histórica e lenda para narrar a busca de Januário por vingança e justiça no Brasil do século XIX.

Durante o programa CBN Festas e Eventos deste sábado (16), Olimpio deu detalhes sobre o livro, que foi lançado no começo do mês de novembro. “Essa história me marcou profundamente desde que a ouvi, ainda criança, contada pelo meu pai. Agora, tive a oportunidade de aprofundá-la com uma pesquisa de cinco anos e dar vida a essa saga por meio das HQs”, compartilhou o ilustrador.

Uma saga de honra e tragédia

A trama retrata a jornada de Januário após o assassinato brutal de seu irmão em uma disputa de terras. Em um contexto de descaso das autoridades portuguesas, ele parte em busca de vingança, enfrentando dilemas morais e desafios que moldaram a formação do Brasil e de Mato Grosso do Sul. Segundo Olimpio, a obra não busca glamourizar ações violentas, mas entender os conflitos do passado para refletir sobre o presente.

O autor também trouxe novos elementos à narrativa tradicional, como a inclusão de aspectos culturais dos povos originários e quilombolas, ampliando o contexto histórico. “É uma maneira de olhar para trás, entender nossos erros e pensar em como construir um futuro mais justo”, destaca.

Do papel à prancheta: a arte da narrativa visual

Criar uma HQ como essa exigiu habilidade artística e rigor histórico. Olimpio desenhou as 136 páginas no estilo clássico, utilizando nanquim e técnicas manuais.

A narrativa gráfica é uma linguagem que aproxima diferentes públicos, principalmente jovens que têm menos contato com literatura convencional.

Confira o programa na íntegra: