O que 2,901 milhões de sul-mato-grossenses possuem em comum? Desde o nascimento, cada cidadão já utiliza o serviço público. Afinal, a gestão pública é a base que sustenta e conecta a sociedade aos direitos fundamentais.
É por meio do serviço público que temos acesso a documentos e serviços essenciais, como certidão de nascimento, carteiras de identidade e de habilitação, consultas médicas, educação, transporte, defesa dos direitos aos consumidores, entre outros.
Anualmente, no dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público, data que homenageia a dedicação dos cerca de 60 mil servidores públicos em Mato Grosso do Sul.
Para Annelise Moraes, servidora pública do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), esse dia tem um significado ainda mais especial: é a realização de um sonho. Filha de servidores públicos, ela herdou o amor pelo serviço público de seus pais.
“Desde pequena, eu andava pelos corredores dos lugares onde meus pais trabalhavam, e aquilo, para mim, era um encanto. Eu disse a mim mesma: ‘Eu quero trabalhar com isso um dia'”, relembra Annelise.
Ela sempre admirou a dedicação de seu pai e tinha um grande desejo de continuar a sua história. Da infância até a sua posse no concurso, muita coisa mudou na gestão pública, já que seu pai trabalhava com pilhas de papéis e atualmente o cenário foi transformado pela tecnologia.
“Era muito papel na mesa, era tudo na mão. Da época que ele trabalhava para hoje, tivemos uma mudança muito grande e muito boa, porque usamos a tecnologia para ter uma prestação de serviço de excelência e muito mais dinâmico”, destacou a servidora.
A história de Annelise reflete a transformação digital que já é realidade no Brasil. Para se ter uma ideia, só o Governo Federal digitalizou mais de 4,2 mil serviços públicos nos últimos anos, como a carteira de trabalho permitindo que cidadãos tenham acesso a uma gama de serviços on-line, sem a necessidade de enfrentar filas ou deslocamentos.
No âmbito estadual, há o exemplo do sistema eProcon, que facilita a defesa dos direitos do consumidor, permitindo a abertura de reclamações e conciliações de forma 100% digital.
De janeiro a setembro de 2024, o sistema registrou 5.198 atendimentos on-line. Foi o que aconteceu com a campo-grandense Cristhiane Fernandes, que, ao precisar resolver um problema com um fornecedor, utilizou os serviços on-line do Procon.
“Devido ao meu tempo curto, fazer tudo de casa foi muito mais fácil. O sistema é simples, acessível e prático. A tecnologia facilitou muito o acesso ao serviço público”, afirma.
Além da comodidade, a modernização do serviço público melhora a transparência e a satisfação da população. Em 2021, um levantamento realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apontou que o nível de satisfação dos brasileiros com os serviços públicos digitais está entre 53% e 55%, dependendo da esfera de governo.
Segundo Diego Ferreira, especialista em gestão pública e diretor de negócios da Digix, “a tecnologia está tornando o serviço público mais eficiente e acessível, mas não significa que substituirá o trabalho humano. Pelo contrário, ela atua como uma aliada para que o trabalho seja mais estratégico e focado nas necessidades reais da população.”
E é assim, com a transformação digital, que o serviço público consegue acompanhar as demandas da sociedade moderna e melhorar a vida de cada brasileiro, provando que o progresso do país realmente nasce no serviço público.