O tratamento de varizes, além de melhorar a saúde vascular, desempenha um papel fundamental na elevação da autoestima feminina. Entrevista no quadro CBN Saúde desta quinta-feira (3), o cirurgião vascular Dr. José Valério Stefanello II destacou que aproximadamente 90% dos pacientes que buscam esse tipo de tratamento são mulheres, muitas vezes movidas por preocupações estéticas, mas também de saúde.
O aparecimento de varizes é um problema comum nas pernas, área exposta em ocasiões sociais, o que pode gerar desconforto e vergonha. Stefanello observa que muitas mulheres chegam ao consultório se sentindo cabisbaixas, usando calças compridas ou saias longas para esconder as pernas. Isso reflete diretamente na autoestima, pois elas evitam usar roupas que as deixem confortáveis e seguras com sua aparência. Segundo o médico, à medida que o tratamento avança, essas pacientes começam a ousar mais, usando shorts, saias e vestidos curtos, evidenciando um aumento visível na confiança.
A escleroterapia, um dos procedimentos mais utilizados no tratamento de varizes, não é apenas um tratamento estético. Stefanello explica que ao eliminar esses pequenos vasos, o método contribui para evitar a progressão de complicações mais graves, como trombose e sangramento.
Com o avanço da tecnologia, tratamentos minimamente invasivos, como o uso de laser, oferecem resultados eficazes e seguros. Isso tem permitido que mais mulheres busquem soluções para melhorar sua aparência e qualidade de vida, evitando a evolução de uma doença que pode impactar não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional.
Confira a entrevista com Dr. José Valério Stefanello II, desta quinta-feira (3):
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG