Veículos de Comunicação

SAÚDE

Vacinação contra a dengue é ampliada na Capital

A partir de hoje, pessoas com até 59 anos de idade podem receber as doses do imunizante nas USFs

Imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital
Imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital | Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

A partir desta quinta-feira (16), pessoas com até 59 anos de idade podem se vacinar contra a dengue em Campo Grande. A ampliação do público vacinal foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Segunda a secretária de Saúde, Rosana Leite, a decisão foi tomada por conta do estoque de cerca de 4 mil doses do imunizante que está próximo do vencimento. A vacina está disponível exclusivamente nas 74 Unidades de Saúde da Família de Campo Grande.

A vacinação contra a dengue é realizada em duas doses, com intervalo de três meses entre uma dose e outra. A eficácia do imunizante é garantida apenas com o esquema completo.

A secretária Rosana Leite também destacou a importância da prevenção à doença. “A principal medida do combate é combater o vetor, manter os nossos quintais livres de águas paradas. Estamos vivendo um momento de muitas chuvas, muito calor, que é um ambiente propício à proliferação do vetor. Então, um minutinho que você se dedique à sua casa, ao seu quintal, pode custar uma vida”.

No ano passado, a Capital registrou mais de 12 mil casos notificados de dengue, com um óbito associado à doença: um adolescente de 14 anos, com histórico de doença hematológica. Em 2025, já foram notificados 119 casos.