O verão começa neste sábado (21), trazendo mudanças no clima em Mato Grosso do Sul após um período de estabilidade. A previsão é de instabilidade atmosférica, com chuvas em diversas regiões do estado. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) alerta para a possibilidade de tempestades com raios e ventos intensos em pontos isolados.
A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina e o Paraguai, combinada a um cavado meteorológico e à aproximação de uma frente fria, está contribuindo para o cenário instável. “Esses fatores favorecem a ocorrência de chuvas de intensidade moderada e, localmente, de precipitações mais intensas”, explica o Cemtec.
O verão, que segue até 20 de março, será marcado por temperaturas elevadas, dias mais longos e precipitações acima da média histórica. As condições climáticas exigem atenção, especialmente para fenômenos adversos que possam surgir ao longo da estação.
Temperaturas
As temperaturas máximas para este sábado variam conforme a região. No Sul e no Sudeste, os termômetros devem atingir até 32°C, enquanto no Pantanal e no Sudoeste, as máximas podem chegar a 34°C.
Nas regiões Norte e Bolsão, são esperados picos de até 33°C. Em Campo Grande, a máxima prevista é de 31°C. Ventos provenientes do norte e noroeste devem alcançar velocidades entre 40 e 60 km/h, com rajadas que, ocasionalmente, podem ultrapassar essa marca.
*Com informações do Cemtec/MS