Veículos de Comunicação

Ibge

Censo 2022 começa com mudanças no questionário

Mais de 900 mil domicílios serão visitados em Mato Grosso do Sul

Cerimônia de Lançamento do Censo 2022 foi realizada no auditório do Bioparque do Pantanal - Foto: Gerson Wassouf
Cerimônia de Lançamento do Censo 2022 foi realizada no auditório do Bioparque do Pantanal - Foto: Gerson Wassouf

O trabalho dos servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para o Censo Demográfico 2022, já começou em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul uma cerimônia nesta segunda-feira (01), no auditório do Bioparque do Pantanal, marcou o início das pesquisas. Até o dia 31 de outubro, a coleta de dados vai abranger cerca de 900 mil domicílios no estado e mais de 75 milhões de residências em todo o Brasil.

O último Censo do IBGE foi feito em 2010, a pesquisa deste ano estava inicialmente programada para ser realizada em 2020, mas foi adiada devido à pandemia. O superintendente do IBGE no estado, Mário Alexandre de Pinna Frazeto, falou sobre a realização do levantamento após o período de pandemia. "Nós estávamos preparados para 2020, que traria um retrato mais completo, se formos pensar, nessa pesquisa de hoje teremos mais de 500 mil pessoas que não participarão por conta das baixas da Covid. Agora o censo vai trazer uma diferença entre 2019 e 2022", afirma.

Algumas mudanças também serão realizadas no questionário do censo, para garantir uma melhoria na qualidade e na quantidade dos dados. Agora, além da investigação sobre a quantidade de pessoas que moram em cada domicílio, sexo, escolaridade e questões sobre trabalho e rendimento, haverá outras questões, conforme conta a coordenadora diária do censo em Campo Grande, Sylvia Assad. "A gente traz algumas novidades nessa pesquisa, primeiro a investigação sobre autismo, sobre a mortalidade dos últimos 3 anos e também haverá um tratamento diferenciado para as comunidades quilombolas e aldeias indígenas", explica.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido e o questionário ampliado, com 77 perguntas, respondido por cerca de 11% dos domicílios e que leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Em Mato Grosso do Sul, mais de 2,5 mil recenseadores foram contraratos para o censo de 2022. O prazo para conlusão da coleta de dados vai até o dia 31 de outubro.

A coordenadora na capital, Sylvia Assad, ainda ressalta a importância de receber o recenseador e responder corretamente à pesquisa. "Responder o censo do IBGE é um ato de cidadania, porque, com essas informações, os governantes podem elaborar e monitorar políticas públicas, e iniciativas privadas podem planejar corretamente seus investimentos. Então quando a população responde a pesquisa, ela garante informações necessárias para a melhorar a vida da sua comunidade", conta a servidora.

Ao receber o recenseador em casa, há duas formas de verificar e confirmar a sua identidade: ligando no número 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br.