Veículos de Comunicação

CULTURA

Cinema itinerante encerra temporada no Jardim Carioca com exibição gratuita de produções regionais

Sessão de cinema será no sábado (7), às 19h, com entrada gratuita

Sessão de cinema será no sábado (7), às 19h, com entrada gratuita
Sessão de cinema será no sábado (7), às 19h, com entrada gratuita | Foto: Divulgação/Fundação de Cultura de MS

O projeto “Vizinhança na Praça”, promovido pelo coletivo TransCine – Cinema em Trânsito, finaliza sua temporada neste sábado (7) com uma exibição gratuita de filmes na Praça do Jardim Carioca, em Campo Grande. A programação começa às 19h e é aberta para todas as idades.

Quatro filmes de diretores sul-mato-grossenses serão exibidos na ocasião: o documentário “Fujona – Em Busca da Liberdade”, de Lu Bigatão; “Campo Grande das Araras”, de Rosiney Bigattão e Lu Bigatão; e os experimentais “Retrato do Artista Quando Coisa”, de Filipi Silveira e Larissa Neves, e “Delongas”, de Tania Sozza.

A iniciativa foi financiada pela Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O objetivo é democratizar o acesso ao cinema, levando produções regionais a cidades do interior e bairros periféricos, transformando praças em espaços de convivência e acesso à cultura.

Arte e cultura na periferia

O Jardim Carioca, bairro na periferia de Campo Grande, foi escolhido para o encerramento do projeto por sua distância do centro da cidade e pela falta de acesso a atividades culturais, como explica Mariana Senna, produtora e cofundadora do TransCine. “Quando conversamos com as lideranças do bairro, percebemos um grande interesse da comunidade. Este tipo de iniciativa preenche uma lacuna de arte e cultura que é sentida por muitas famílias.”

Além da exibição dos filmes, o evento contará com intérprete de Libras e distribuição gratuita de pipoca, reforçando o compromisso de acessibilidade e inclusão do projeto.

Do interior à capital

Desde seu início, o “Vizinhança na Praça” percorreu seis cidades no interior do estado: Terenos, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Rochedo, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia. Agora, encerra sua primeira edição na capital.

*Com informações da Fundação de Cultura de MS