A lesão relativamente comum para quem desafia o limite do próprio corpo no dia a dia. Quando o problema extrapola o tratamento convencional muitas vezes o médico precisa indicar a cirurgia. Numa corrida contra o tempo para a recuperação, uma das estratégias à disposição dos atletas, na atualidade, é a cirurgia endoscópica.
Segundo o ortopedista esportivo e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Rodrigo Prado, para o atleta cada minuto conta.
“Não só a cirurgia endoscópica como artroscópica, na ortopedia, já vem sendo realizada há um tempo. A da coluna é um pouco mais nova, então temos dado às pessoas, aos pacientes, aos atletas, uma resposta melhor ao tratamento, e, consequentemente melhoria na recuperação porque a agressão que eles sofrem com o procedimento é bem menor."
Ainda sobre a volta às atividades, o médico lembrou que antes da cirurgia por vídeo, o tempo de recuperação variava em torno de três meses para um atleta, hoje este tempo caiu para cerca de um mês.
Ele, que participou da Terceira Jornada de Endoscopia da Coluna de Mato Grosso do Sul, frisou a importância da troca de experiência entre os profissionais da saúde e antecipou que a SBOT deve realizar um evento em Campo Grande no mês de junho. “Poderão participar, ortopedistas com base em trauma, trabalhadores na área da saúde e estudantes. O evento será no mês de junho”. Acompanhe a entrevista completa.