Na reta final do primeiro semestre de 2024, os deputados estaduais precisam colocar em segunda votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO). A aprovação da LDO é essencial para o estabelecimento de metas e prioridades financeiras da Administração Estadual para o próximo ano.
De acordo com a agenda da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) para semana que vem, a previsão de votação da LDO é para o dia 16. Oficialmente, os trabalhos parlamentares, neste primeiro semestre, seguem até o dia 17 de julho.
No entanto, conforme apurado, é possível que seja feito um acordo de líderes e antecipação da votação ainda esta semana.
Vice-líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), analisou a projeção do orçamento estadual para o próximo ano. Segundo ele, o governo acerta ao ser mais conservador em relação ao volume de recursos.
“Os cenários que o governo está projetando são de cautela, de certo conservadorismo, com o cenário nacional. Seria muito ruim se o governo tivesse um cenário de receita muito elevado, fazer um planejamento de despesas com essa previsão otimista e chegar lá na frente esta receita não ocorrer. Então o governo, acerta ao ser mais conservador, em apostar num rigor fiscal. Quando a gente olha os números da LDO a gente vê um crescimento de 3,5% da receita corrente líquida, comparada ao ano de 2024”.
A expectativa de orçamento, para 2025, conforme o projeto enviado à Assembleia Legislativa é de R$ 26,402 bilhões. Na LDO deste ano o valor foi de 25,4 bilhões.
Na semana passada (03), o texto passou em primeira votação, depois de receber parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG