Veículos de Comunicação

NA ALEMS

Composição da CCJR será definida na próxima semana

Reunião de líderes foi realizada nesta quinta-feira (6) e decisão foi adiada sobre quem serão os integrantes da principal comissão da Casa de Leis

A CCJR é a comissão por onde passam todos os projetos apresentados na casa. As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG
A CCJR é a comissão por onde passam todos os projetos apresentados na casa. As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG

Os líderes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) se reuniram na manhã desta quinta-feira (6), na sala da presidência, para definir qual será a composição das comissões permanentes da Casa. Por enquanto, nada foi definido, mas haverá mudanças na principal, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Agora, o PL possui um “lugar na mesa” e a presidência da comissão pode mudar, apesar de ainda continuar com o PSDB.

A sessão plenária desta quinta-feira (6) foi breve porque os deputados tinham outro compromisso: reunir-se com o presidente da Casa. Os blocos já foram definidos, e essa nova composição causará mudanças também nas comissões.

O Bloco 1, liderado pelo deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), possui atualmente oito membros, representando os partidos MDB, PMDB, PP, Republicanos, PSD e Podemos. O Bloco 2, liderado pelo deputado estadual Jamilson Name (PSDB), possui, por enquanto, sete membros, sendo a grande maioria do PSDB, além de um parlamentar do PSB.

O PT segue independente como bancada na Alems e terá que discutir com os demais parlamentares para encontrar os espaços desejados nas comissões da Casa, segundo o deputado Pedro Kemp (PT), que também participou da reunião por ser 2º secretário da Alems.

Tem que fechar tudo na semana que vem. Só foi definido hoje que, na CCJR, são duas vagas de um bloco, duas de outro e uma do PL. O PT está reivindicando duas ou três presidências, vamos ter que negociar esses espaços. Mas sempre houve negociação“, destacou o deputado.

A novidade é a decisão do PL de seguir o mesmo rumo do PT e se consolidar como bancada partidária. Além disso, a chegada do deputado Lucas de Lima ao Partido Liberal vai ocasionar mudanças na Casa de Leis, pois agora, com quatro parlamentares, o PL possui uma vaga em todas as comissões, inclusive na mais almejada, a CCJR.

Além disso, desde o início da semana, o deputado Pedro Arlei Caravina (PSDB) já havia demonstrado interesse em presidir a Comissão de Constituição, e a deputada Mara Caseiro (PSDB), atual presidente e segunda mulher na história da Alems a estar à frente da CCJR, afirmou que não continuará apenas como membro. Nos bastidores da Assembleia, a informação é de que Mara Caseiro sairá e o deputado Paulo Duarte (PSB) entrará. Assim, a presidência ficaria com Caravina.

Com essa composição da CCJR, as duas vagas do Bloco 2 são de Pedro Caravina e Paulo Duarte, e o PL possui o direito de indicar um deputado da bancada para a comissão. Agora, os deputados Antônio Vaz (Republicanos), Junior Mochi (MDB) e Pedrossian Neto (PSD), todos do Bloco 1, devem decidir quem deixará a comissão para que sejam definidos os cinco integrantes do biênio 2025-2026.

De acordo com o deputado estadual integrante do Bloco 1 e vice-presidente da Alems, Renato Câmara (MDB), a decisão final sobre a composição da CCJR deve ser definida até a próxima quarta-feira (12).

Agora, com o PL tendo uma bancada, o partido tem uma vaga em cada comissão. Então essa discussão, que não passaria antes, vai passar também pelo PL […] Falta definir quem vai sair, porque o líder do bloco, Márcio Fernandes, vai discutir com os três integrantes para chegar a um consenso. Nós, que somos do MDB, vamos trabalhar para que o Mochi fique“, concluiu o deputado.