Segue até a próxima sexta-feira (24) em todo o país a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. De acordo com o saldo parcial do Tribunal Regional do Trabalho, da 24ª Região, já foram realizadas até agora (22) 586 audiências de conciliação. O volume representa cerca de R$6 milhões previstos em pagamentos de dívidas trabalhistas no estado.
Em entrevista ao Jornal CBN CG, o juiz do trabalho, Valdir Consalter Júnior, frisou que a conciliação é benéfica para todas as partes já que contribui para reduzir o número de processos em andamento na justiça e também para os envolvidos que podem finalizar a ação em menor tempo.
“Estamos disseminando a cultura da paz através da conversa. Muitas vezes falta diálogo. Na conciliação as partes são protagonistas para alcançar um acordo”.
Entre os diversos instrumentos de conciliação, o juiz destacou ainda que antes da fase processual, as partes podem resolver conflitos através da reclamação pré-processual.
“Neste caso, o tempo médio de uma solução é de dois a três meses. No procedimento normal depende, cerca de 6 meses, se não houver necessidade de perícias”.
A Semana da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos 24 TRTs. Acompanhe a entrevista completa.
e siga nosso canal de notícias no WhatsApp.
Para sugerir pautas ou enviar vídeos e imagens,
salve nosso número 67 9932 3500