Veículos de Comunicação

Conclave adia canonização de Carlo Acutis no Vaticano

Jovem influenciador digital da fé terá cerimônia definida pelo novo Papa

Carlo Acutis, jovem beatificado em 2020 - Foto: Associação de Amigos de Carlo Acutis
Carlo Acutis, jovem beatificado em 2020 - Foto: Associação de Amigos de Carlo Acutis

O Vaticano suspendeu a canonização de Carlo Acutis após a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21). O jovem italiano, conhecido como “influencer de Deus”, seria o primeiro santo da era digital.

A cerimônia, prevista para o próximo domingo (27), marcaria um momento histórico para a Igreja Católica ao reconhecer formalmente a evangelização por meio da internet. No entanto, a morte do pontífice obrigou o Vaticano a adiar todos os eventos oficiais, inclusive a canonização.

Autoridades eclesiásticas informaram que o sucessor de Francisco deverá retomar o processo. Até lá, a Igreja concentrará seus esforços na realização do conclave, que elegerá o novo líder mundial dos católicos. A expectativa é que o rito de canonização ocorra em nova data, definida pela futura liderança da Santa Sé.

Antes da suspensão, Carlo Acutis já havia cumprido todas as exigências para se tornar santo. A Igreja reconheceu dois milagres atribuídos à sua intercessão – um deles em Campo Grande -, o que o qualificou para a canonização. Por isso, analistas consideram improvável o cancelamento definitivo do processo.

Fiéis do mundo inteiro continuam a manifestar devoção a Acutis. O jovem morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, sendo sepultado em Assis, Itália. Ele deixou um legado duradouro. Durante sua vida, ele utilizou a internet para divulgar ensinamentos religiosos e inspirar outros jovens católicos.

Com a morte do Papa Francisco, o Vaticano reorganizou sua agenda. O período agora é de luto e de preparação para a escolha do novo Papa, que terá a responsabilidade de conduzir a canonização de Carlo Acutis e outros processos em andamento.

Carlo Acutis – Foto: Reprodução Diocese de Campos

Os milagres do “Influencer de Deus”

Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e cresceu em Milão, onde desenvolveu forte vida de fé desde a infância.

Devoto da Eucaristia e da Virgem Maria, destacou-se pela habilidade em informática e criou uma exposição sobre milagres eucarísticos que percorreu diversas cidades.

Um dos eventos que impulsionaram a beatificação de Carlo Acutis ocorreu em Campo Grande (MS). A Igreja reconheceu a cura milagrosa do menino Mateus Vianna- diagnosticado com uma doença congênita (pâncreas anular) que o impedia de se alimentar.

Após a mãe pedir a intercessão de Carlo, o pâncreas do garoto voltou ao lugar correto, algo considerado naturalmente impossível. O Vaticano confirmou o caso como milagre após uma análise médica detalhada.

Mais recentemente, o Vaticano reconheceu um segundo milagre. Uma jovem da Costa Rica sofreu um grave trauma cerebral em um acidente e entrou em coma irreversível.

Médicos a desenganaram. Sua mãe, então, peregrinou até Assis e pediu a intercessão de Carlo. A jovem se recuperou completamente, sem sequelas. Esse milagre foi decisivo para a canonização de Carlo Acutis.

Boletim do Vaticano

“In seguito alla morte del Sommo Pontefice Francesco, si comunica che la Celebrazione Eucaristica e il Rito della canonizzazione del Beato Carlo Acutis, prevista il 27 aprile 2025, II domenica di Pasqua o della Divina Misericordia, in occasione del Giubileo degli Adolescenti, è sospesa” – Comunicato della Santa Sede, 21.04.2025

Após a morte do Sumo Pontífice Francisco, comunica-se que a Celebração Eucarística e o Rito de canonização do Beato Carlo Acutis, previstos para 27 de abril de 2025, segundo domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, estão suspensos” – traduzido do italiano.