Veículos de Comunicação

Na Capital

Conferência formula Plano Estadual de Saúde

Encontro, que contou com a presença de mais de 600 servidores, tem o objetivo de reunir propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul

Conferência realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo contou com mais de 600 servidores - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG
Conferência realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo contou com mais de 600 servidores - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG

A 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul foi realizada nesta semana no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande e foi promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A evento tem como base de discussão as proposições provenientes das Conferências Municipais de Saúde, a fim de formular diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde (2024-2027) e a contínua construção e efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os municípios do estado realizaram as conferências locais, onde definiram suas propostas e os profissionais representantes para comparecerem no encontro estadual. Durante o evento, que ocorre a cada quatro anos, conselheiros, usuários do SUS, trabalhadores e gestores ficaram envolvidos na temática, apresentando, avaliando e discutindo propostas para a contínua construção do SUS.

De acordo com o representante do Fórum Estadual dos Trabalhadores em Saúde, Ricardo Bueno, essa foi a oportunidade de os mais de 600 servidores presentes na conferência aproveitarem o espaço democrático para reivindicarem seus direitos, apresentarem projetos e mostrarem as deficiências e necessidades de seus municípios.

"Esse é o momento pra você discutir todas as políticas que foram discutidas lá no menor município do estado, no posto de saúde, na aldeia indígena, então você traz tudo pra cá. Isso é importante para você informar qual o problema do interior, porque aqui na secretaria de saúde estadual eles não conseguem ter essa visão […] essa é a hora que o trabalhador tem voz, que o usuário tem voz, hora que realmente a engrenagem toda traz as informações pra dentro de um só local, para se discutir que política você realmente quer, é importante também pensar na política pro trabalhador, porque é ele quem atende o usuário na ponta", explica o servidor.

A coordenadora estadual do Fórum dos Usuários do SUS, Marcela Fardin, lamentou que delegados de diversos municípios não enviaram seus representantes ao evento e destacou a importância da iniciativa para a população e principalmente para os usuários da saúde pública do estado, pois a conferência promove a elaboração de novas políticas públicas, que garantam que o serviço do SUS chegue à todas as pessoas, mesmo em regiões mais distantes, onde há mais dificuldades de acesso.

"É importante que os usuários participem desse evento, dentro dos seus movimentos, dentro do fórum e dentro dos conselhos municipais de saúde, e mesmo assim representantes de municípios aqui […] É necessário levar essas propostas para o nível nacional, porque nós estamos em um estado que tem suas especificidades, eu sou de Corumbá, da região do pantanal, e a diversidade é imensa, todos precisam saber o que é ter serviço público de saúde, em todos os recantos. Por isso aqui nós defendemos o Sus e a criação de políticas públicas do Sus", afirma a coordenadora.

A Conferência foi finalizada na quinta-feira (25), onde houve a sistematização de todas as propostas apresentadas nos debates para a elaboração do Plano Estadual de Saúde (2024-2027), segundo a coordenadora do Fórum Estadual dos Gestores e Prestadores de Serviços Públicos em Saúde, Edelma Tiburcio.

"Esse é o objetivo final desse encontro, um documento que vai conter as propostas que saíram daqui, e essas propostas estaduais vão nortear o Plano Estadual de Saúde e irão para o âmbito nacional. Tudo isso visando aprimorar o nosso Sistema Único de Saúde", explica.