Apartamento ou casa, independente do tipo de imóvel, vertical ou horizontal, muita gente tem optado por morar em condomínios. No entanto, conviver em coletividade nem sempre é uma tarefa fácil. Para resolver questões ligadas a conflitos entre moradores, o Direito Condominial tem sido utilizado como ferramenta de mediação.
Para o advogado Alex Garcez, membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/MS, entre as principais causas de conflitos entre moradores estão: crianças, cachorro, carro, cano e calote. Durante a entrevista, Garcez falou ainda do papel do síndico na administração e mediação de impasses, ressaltou a importância de obedecer às regras da convenção do condomínio e frisou ainda a importância de respeitar o momento individual de cada cidadão.
"Muitas vezes a família tem um criança autista, que por vezes quando vai tomar banho chora, grita, ou famílias com bebê. É importante procurar entender que é um momento delicado para a família. Empatia com o momento de vida do outro pode ajudar".
Acompanhe a entrevista completa.