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Conselho Nacional de Educação define regras para uso pedagógico de celulares nas escolas

Nova resolução permite uso restrito de dispositivos digitais nas unidades de ensino exclusivamente para atividades pedagógicas

Nova resolução permite uso restrito de dispositivos digitais nas unidades de ensino exclusivamente para atividades pedagógicas - Foto: Ângelo Miguel/MEC
Nova resolução permite uso restrito de dispositivos digitais nas unidades de ensino exclusivamente para atividades pedagógicas - Foto: Ângelo Miguel/MEC

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou nesta segunda-feira (24) uma nova resolução que estabelece diretrizes nacionais para a educação digital e midiática nas escolas brasileiras.

O documento autoriza o uso de dispositivos digitais, como celulares, exclusivamente para fins pedagógicos, sempre sob supervisão e mediação dos professores.

Segundo a resolução, estudantes não poderão usar celulares para fins pessoais durante o período escolar, incluindo intervalos. A orientação vale para todas as etapas da educação básica, com critérios específicos conforme a faixa etária dos alunos.

Na educação infantil, o uso de dispositivos digitais é recomendado apenas em casos excepcionais e sob acompanhamento direto dos educadores. Já nos níveis fundamental e médio, os aparelhos poderão ser integrados gradualmente à rotina escolar, considerando o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

Cada escola terá autonomia para decidir a forma de armazenamento desses equipamentos durante as aulas.

O documento também reforça a importância de ações para garantir a saúde mental dos estudantes, prevendo capacitações específicas para professores e funcionários identificarem sinais de sofrimento emocional relacionados ao uso excessivo de tecnologias digitais.

A nova regulamentação faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), iniciativa que busca universalizar o acesso à tecnologia nas escolas públicas com foco na cidadania digital.

A implementação das diretrizes ocorrerá gradualmente, com a adaptação curricular em 2025 e aplicação efetiva prevista para começar em 2026.

*Com informações do MEC