Temperaturas elevadas e uso mais contínuo de eletrodomésticos para espantar o calor. Essa combinação marcou praticamente todo o último trimestre de 2023, e levou a um recorde no consumo de energia elétrica em Mato Grosso do Sul.
A maior demanda deste ano, até agora, foi registrada ontem, quarta-feira (13), com alcance de 1.407,11 MW (Megawatts), de acordo com dados da concessionária Energisa. A máxima histórica foi registrada no mês de novembro, na primavera, com o alcance de 1.423,6 MW.
Ainda sob influência do fenômeno climático El Niño – caracterizado pelo superaquecimento das águas do Oceano Pacífico – a população tem enfrentado novas ondas de calor, como a desta semana. Nem mesmo a chuva tem amenizado a temperatura que, de acordo com os meteorologistas, deve permanecer alta, com sensação térmica acima dos 40 °C, até o início do outono, no dia 20 de março.
Como alerta, a Energisa reforça medidas de consumo consciente a fim de evitar “sustos” na hora de pagar a conta. O coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, explica que ninguém precisa parar de usar o ventilador, ar-condicionado e se render ao desconforto provocado pelo calorão, mas é possível se atentar a alguns detalhes para usar os eletrodomésticos de maneira mais eficiente.
DICAS IMPORTANTES
- Ar-condicionado: verifique se o equipamento condiz com o espaço onde está instalado; o ideal é que seja em locais com proteção do sol, boa circulação e sem móveis que possam bloquear a passagem de ar. O tamanho do ambiente, a vedação, a manutenção do ar-condicionado e a escolha da temperatura ideal são outros pontos essenciais para o consumo consciente.
- Se a geladeira estiver instalada, próxima do fogão (que é o eletrodoméstico que esquenta), é necessário rever a mudança dela de local. Isso porque a geladeira já trabalha mais influenciada pela temperatura externa e, próxima ao fogão, a tendência é aumentar a potência da capacidade para manter a refrigeração adequada do ambiente.
- A mania de ficar abrindo e fechando a geladeira também é outro fator que contribui e muito para aumento de consumo de energia. Na hora de cozinhar, por exemplo, é melhor retirar todos os ingredientes de dentro dela ao invés de pegar um a um sempre no esquema de abre fecha.
- Ferro de passar: selecione várias peças de roupas e passe todas de uma vez.
- O uso da luz natural é um excelente recurso para evitar deixar lâmpadas acesas em casa, principalmente nos períodos de manhã e tarde. Evite o uso simultâneo de aparelhos, por exemplo, a televisão. Outra dica de consumo consciente é aproveitar para lavar o máximo de roupas no mesmo dia.
- Para quem gosta de banho quente ou morno mesmo no calor, evite banhos demorados; o chuveiro elétrico tem seu custo no consumo.
DECLARAÇÃO DE CARGA
A concessionária de energia elétrica destaca, ainda, a importância dos clientes atualizarem suas declarações de carga na rede elétrica. A necessidade de atualização se aplica a todos os consumidores da concessionária.
A atualização é crucial para evitar sobrecargas no sistema elétrico, especialmente quando mudanças de carga semelhantes ocorrem em uma área específica, como um bairro ou rua.
A partir das informações repassadas, a empresa pode redistribuir a carga em determinados bairros, como por exemplo, instalando um número maior de transformadores para evitar as quedas de energia por sobrecarga.
O cliente deve entrar em contato com a Energisa para atualizar as informações cadastrais quando houver mudanças em sua carga elétrica junto com a mudança do dispositivo de proteção do padrão (disjuntor).
SERVIÇO
O consumidor pode entrar em contato com a Energisa pelos canais oficiais de atendimento:
Call center: 0800 722 7272
Site: energisa.com.br
WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698
Aplicativo Energisa On