Nesta época de festividades natalinas e de Ano Novo, muitas pessoas acabam arriscando a própria saúde com o uso de medicamentos associado ao consumo de bebidas alcoólicas. No entanto, o tereré, consumido ao longo de todo o ano em Mato Grosso do Sul, também pode oferecer riscos e reduzir o efeito dos medicamentos.
Segundo a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS), Daniely Proença, a prática considerada inofensiva pode agravar determinados quadros de saúde.
“A gente sabe de pessoas que fazem uso de medicamentos, que colocam o medicamento na boca e tomam uma bela ‘cuiada’. A erva-mate é riquíssima em cafeína, então, às vezes, você tem até sintomas porque tem alergia ou alguma reação diferenciada. Ninguém analisa se aquele seu tereré do dia a dia está trazendo esses efeitos”, explicou Daniely.
Durante a conversa, ela falou do trabalho do CRF/MS ao longo deste ano de 2024, da importância do profissional nas orientações sobre o uso de medicamentos e dos desafios enfrentados pelos farmacêuticos no estado.
Acompanhe a entrevista:
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG