No próximo dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, uma data estabelecida pela ONU para destacar a importância desse recurso vital para a vida em nosso planeta. Este ano, o tema escolhido é "Água para a Paz", visando ressaltar como a cooperação em torno da água pode gerar impactos positivos, promovendo harmonia e estabilidade tanto em comunidades quanto em países.
A água é um recurso capaz tanto de fomentar a paz quanto de desencadear conflitos. Situações de escassez, contaminação e desigualdade de acesso podem gerar tensões entre comunidades e países. Mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo dependem de águas que cruzam fronteiras nacionais, porém apenas 24 países possuem acordos de cooperação para todas as suas águas compartilhadas, o que acarreta insegurança para nações e rios, bem como para as próprias pessoas.
Diante dos impactos das mudanças climáticas e do crescimento populacional, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de proteger e conservar esse recurso precioso. A saúde pública, a prosperidade, os sistemas alimentares e energéticos, a produtividade econômica e a integridade ambiental dependem de uma gestão adequada do ciclo da água.
O apelo da ONU este ano é pela cooperação em torno da água, visando promover harmonia, gerar prosperidade e construir resiliência diante de desafios compartilhados. A água não é apenas um recurso a ser utilizado e disputado, mas sim um direito humano fundamental, essencial para todos os aspectos da vida.
A cooperação em torno da água não apenas equilibra as necessidades de todos, mas também contribui para estabilizar o mundo. Prosperidade e paz dependem da água, e à medida que as nações enfrentam as mudanças climáticas, migrações em massa e instabilidade política, devem priorizar a cooperação em torno da água em seus planos. Cabe a todos nós garantir um futuro em que a água seja fonte de paz e prosperidade para todos.
Ouça a coluna CBN Meio Ambiente, com o engenheiro ambiental Fernando Garayo para CBN Campo Grande, na íntegra: