Veículos de Comunicação

Esporte

Copa Primeira Hora de boxe abre temporada da modalidade aqui no MS

Evento reuniu 96 lutadores neste final de semana na capital

Competição reuniu 96 atletas de 13 municípios de MS - Foto: Fernando De Carvalho
Competição reuniu 96 atletas de 13 municípios de MS - Foto: Fernando De Carvalho

O Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, foi palco do primeiro evento de boxe de Mato Grosso do Sul em 2023. A 24ªedição da Copa Primeira Hora de Boxe reuniu atletas iniciantes, quem já fez até três lutas e atletas de nível intermediário, quem já fez entre quatro e cinco lutas.

Foram 96 boxeadores de 13 municípios do estado:  Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rochedo, Sidrolândia e Três Lagoas. O campeonato também contou com atletas convidados de Cuiabá, Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Puerto Quijarro (Bolívia).

O paraguaio, Arturo Larrea, foi um dos atletas convidados para a competição. Com 17 anos, Arturo foi campeão da categoria até 75kg. “Me sinto muito satisfeito de lutar com outros talentos e provar que sou vitorioso”, frisou o boxeador.

Arturo e sua equipeArturo e sua equipe. Foto: Fernando De Carvalho

Arturo tinha em seu corner, Luís Cândia, ex-campeão nacional de boxe no Paraguai, e que representou seu país o pan-americano de 1995. Cândia conta que é uma felicidade enorme ver seu atleta conquistando a medalha de ouro em outro país. “Para mim é uma satisfação trabalhar com jovens e passar meu conhecimento para eles, fazendo-os que sejam um orgulho para a família, para a sociedade e para o país”.

Inspiração para Arthur Tadeu, campeão da categoria até 63,5kg Juvenil, o treinador da academia Antom Fight e tricampeão do circuito MS de boxe, Igor Arguelo, destaca a evolução da arte nobre aqui no estado. “Desde quando comecei até agora é muita evolução. Nós que lutamos lá fora sabemos que é muito difícil, mas voltamos a equiparar com os grandes do boxe nacional”.

O diretor presidente da Fundesporte, Herculano Borges, esteve presente no Guanandizão para acompanhar o campeonato. O diretor explicou que o esporte é um intrumento de inclusão e transformação social. Ele ainda afirmou que o governo é um facilitador no desenvolvimento dos esportes a nível estadual. “A questão estrutural nós participamos para facilitar o trabalho da Federação de Boxe. Então governo do estado, através da Fundesporte é um facilitador. Nós estamos devolvendo pra população parte dos seus impostos através do esporte”.