A 24ª edição da Copa Primeira Hora de Boxe, promovida pela Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul (FDBMS), acontecerá neste fim de semana (17 e 18/02) no ginásio Avelino dos Reis (Guanandizão). O evento, aberto a iniciantes na modalidade, contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Marcos Brito, e terá a atuação da árbitra internacional Marcela Souza.
Com a participação de aproximadamente 85 boxeadores representando dez municípios e 20 academias, as competições serão divididas nas classes elite, juvenil e cadete, tanto no gênero masculino quanto no feminino. A Copa PH é reconhecida como uma das principais reveladoras de talentos no Centro-Oeste brasileiro, destacando-se pela rivalidade entre as equipes.
Marcelo Nunes, vice-presidente da FDBMS e um dos idealizadores do evento há 24 anos, ressalta a importância da competição na descoberta de novos talentos. “É para esse evento que os novos talentos se preparam durante meses e até anos. Por isso é a competição onde descobrimos os verdadeiros talentos”, destaca Nunes.
Além da busca por talentos individuais, a competição também envolve a disputa pelo título de campeã entre as equipes. Entre as 20 participantes, pelo menos seis são consideradas favoritas, incluindo a atual detentora do maior troféu, a equipe Pugillus de Corumbá, que conta com 11 atletas. Outras equipes como 1º Round, Boxe Elite, Dragão Branco e CT Corumbá também são fortes candidatas ao título, devido ao maior número de atletas e, consequentemente, mais chances de conquistar medalhas.
A Copa Primeira Hora de Boxe será realizada em três sessões, com a primeira das 9h30 às 12h30, a segunda iniciando às 18 horas e a terceira no domingo a partir das 9h30. A entrada será um quilo de alimento não perecível, ou os interessados podem adquirir convites nas academias de boxe da capital.
O presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Marcos Britto, estará presente na competição para ajustar detalhes sobre o Circuito Brasil de Boxe. A árbitra internacional Marcela Souza, com vasta experiência em campeonatos mundiais e nos Jogos Olímpicos de 2016, também marcará presença, ministrando um curso de atualização e formação de novos árbitros e juízes em Campo Grande até sábado.