Depois da campanha de vacinação em massa realizada em julho na cidade de Corumbá, a presença das pessoas para se vacinarem com uma segunda dose teve queda. Passados pouco mais de seis meses da campanha, 34% da população da Capital do Pantanal não foi procurar a D2. Isso corresponde a 37.650 pessoas que deixaram de se proteger.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, essa falta de adesão contribuiu para complicar o quadro epidemiológico no município. Em outubro, três meses após a campanha, os casos de covid-19 identificados foram de 43. Em novembro, quando a segunda dose já passou a ser ofertada, houve 194 diagnósticos positivos. Agora em dezembro, os testes positivos já alcançaram 342 pessoas.
Na cidade, entre a semana do Natal e o começo de 2022, ainda foram registrados quatro casos de flurona, que é a infecção dupla por covid-19 e Influenza. As pessoas infectadas não estavam com o ciclo completo da vacinação. Três crianças tiveram esse diagnóstico e ainda não podem receber a dose, enquanto o adulto só tomou só a primeira dose contra o novo coronavírus.
"Após a vacinação, a circulação do vírus diminuiu, mas já é comprovado que há uma queda da imunidade após certo tempo, por isso é fundamental que todos compareçam para tomar as demais doses, a segunda e a terceira”, analisou o secretário de Saúde, Rogério Leite.
Desde a semana do Natal, o Pronto-socorro municipal e a Upa superaram os números diários de atendimento, realizando mais de 3.500 atendimentos por semana. As principais queixas são devido a síndromes gripais.
“Já está mais que comprovado cientificamente a eficácia da vacina. Os casos com maior gravidade diminuíram, os casos graves que requer internação são de pessoas que estão com esquema incompletos ou não vacinados”, reconheceu o secretário.
A vacinação em Corumbá contra a covid-19 acontece de domingo a domingo. Na cidade, 40 mil pessoas receberam a dose contra a Influenza, porém há doses extras disponíveis.
O subtipo H3N2 da Influenza já causou a morte de duas pessoas no município. Em 28 de dezembro foi uma mulher de 76 anos, com desnutrição; e neste dia 4 de janeiro uma mulher de 74 anos, com hipertensão, não resistiu.
Onde é ministrada a vacina na Capital do Pantanal:
De segunda à sexta
Centro de Saúde da Ladeira – (Das 7h30 às 18h)
Unidades de Saúde (Das 7h30 às 10h30 e das 13h30 as 16h)
USBF Humberto Pereira
UBSF Popular Velha
USBF Padre Ernesto Sassida
UBSF Gastão de Oliveira
UBSF Lúcia Maria
UBSF Ranulfo de Jesus
UBSF Walter Victório
UBSF Angélica Anache
Sábado e Domingo (Das 8h às 12h)
Centro de Saúde da Ladeira