Com a aproximação da conclusão da Rota Bioceânica, que deve ligar o Brasil aos portos do Pacífico passando por Paraguai, Argentina e Chile, Campo Grande começa a se preparar para um novo ciclo de oportunidades e desafios no turismo.
No próximo dia 8 de abril, a cidade recebe o Curso de Qualificação em Turismo de Base Territorial, voltado a profissionais que atuam no setor.
A capacitação é organizada pela UFMS em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, e será realizada das 13h às 17h, na sede do Sebrae-MS, na Avenida Mato Grosso, 1661. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste link.
O objetivo é preparar o trade turístico local — guias, empresários, agentes, produtores culturais — para lidar com o potencial aumento no fluxo de visitantes e as novas demandas econômicas e culturais que o corredor bioceânico pode gerar.
O curso terá três módulos:
- Governança e Empreendedorismo Aplicado ao Turismo
- Cultura Aplicada ao Turismo
- Planejamento Estratégico Aplicado ao Turismo
A proposta é valorizar as identidades locais e integrar o conhecimento de povos e comunidades tradicionais ao planejamento de roteiros e experiências turísticas. A qualificação também mira na criação de ofertas sustentáveis, respeitando os territórios e promovendo inclusão.
*Com informações da Prefeitura de CG