Veículos de Comunicação

Polícia

Delegacia da Mulher cumpre 15 mandados de prisão por violência doméstica

Operação deflagrada no dia internacional das mulheres visa cumprir mandados por descumprimento de medidas protetivas

15 mandados foram cumpridos até esse exato momento - Foto: Fernando De Carvalho/ CBN-CG
15 mandados foram cumpridos até esse exato momento - Foto: Fernando De Carvalho/ CBN-CG

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (8), a operação “Bellatrix” pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que tem como objetivo principal o cumprimento de mandados de prisão em aberto em desfavor a autores de violência doméstica.

Ao total, foram expedidos 26 mandados de prisão preventiva, e 15 cumpridos, até o momento, em todas as regiões da capital. A operação conta com mais de 20 policiais, dentre investigadores e delegadas

 De acordo com a delegada Elaine Cristina, houve uma resistência à prisão, em um endereço localizado no centro da cidade.

Em outro endereço, a polícia localizou entorpecentes e prendeu a atual convivente de um dos alvos que fugiu. Na residência os policias encontraram drogas sintéticas em forma de “jujuba”, e na hora da prisão a mulher admitiu que a forma era propositadamente para serem oferecidas a crianças. Um simulacro, usado por um dos alvos para ameaçar sua ex-convivente também foi encontrado no local.

De acordo com Elaine, o principal objetivo da operação é dar uma resposta para a sociedade que tem sofrido com esse tipo de crime. “Esses mandados são frutos de mulheres guerreiras, que conseguiram se desvencilhar do ciclo de violência doméstica, vir na delegacia, registrar a ocorrência e pedir a medida”.

A delegada frisou que desde o dia 27 de fevereiro acontece a Operação Átria, em caráter nacional, que busca combater o crime de violência contra a mulher, e que todas as delegacias participam da operação.

Foram solicitadas 1036 medidas protetivas neste ano.