Veículos de Comunicação

SAÚDE

Dentistas denunciam falta de equipamentos na rede de saúde da Capital

Problemas, como a falta de compressores de ar e cadeiras odontológicas, prejudicam tanto profissionais quanto pacientes nas unidades de saúde

Paciente sendo atendido da rede pública de Campo Grande | Foto: Reprodução/ Sesau
Paciente sendo atendido da rede pública de Campo Grande | Foto: Reprodução/ Sesau

O Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (Sioms), denunciou a ausência de equipamentos necessários para o atendimentos odontológico nas unidades de saúde de Campo Grande. Os documentos, protocolados no Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), foram encaminahdos à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e à Câmara Municipal.

De acordo com o presidente do Sioms, David Chadid, há diversos meses eles recebem relatos de inúmeros problemas na rede pública de saúde, como a falta de equipamentos e de manutenção.

“Dentre esses problemas tem questões com cadeiras odontológicas que precisam de reparos ou trocas, autoclaves e ponto principal, que é os compressores de ar. São eles que fazem o ar chegar até aquela cadeira odontológica que todo mundo conhece, e sem o ar comprimido não funciona o sugador, a seringa que joga ar e água pra boca do paciente, não funciona o famoso motorzinho do dentista que é essencial nos procedimentos cirúrgicos. […] não dá para realizar as restaurações ou remoções de caries. Mais de 90% das atribuições do profissional fica comprometida sem o compressor”, afirma o presidente.

Chadid pontuou que tanto os profissionais estão sendo prejudicados, quanto a população. “A odontologia de Campo Grande já foi referência nacional. A falta de manutenção adequada e frequente, além da ausência de equipamentos tem trazido danos aos pacientes e risco aos profissionais. É uma denúncia séria e urgente, que diariamente recebemos no sindicato”.

A reportagem da rádio CBN Campo Grande entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, em nota eles informam:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande esclarece à população que todas as unidades de saúde citadas estão em funcionamento, com os profissionais de saúde realizando o acolhimento adequado para os pacientes que procuram os serviços. Nos casos em que há necessidade de encaminhamentos, os pacientes estão sendo devidamente referenciados para outras unidades de saúde próximas ao território, de forma a garantir a assistência sem prejuízo ao atendimento. Para os pacientes que necessitam de atendimentos de urgência, a Sesau informa que estes são encaminhados para atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou nos CRS (Centros de Referência em Saúde), onde recebem a assistência necessária.

A Secretaria garante que está adotando todas as medidas emergenciais necessárias para reduzir os impactos assistenciais e reforça seu compromisso com a saúde pública e a qualidade no atendimento à população, destacando que todos os esforços estão sendo feitos para atender às necessidades de todos os cidadãos de forma eficaz e ágil.”