Veículos de Comunicação

Esporte

Dez anos de transformação marcam abertura dos Jogos Escolares de MS

Desde 2015, mais de 30 mil atletas já participaram do campeonato

Abertura do JEMS foi realizada no Parque das Nações Indígenas - Foto: Daniel Sampaio/Fundesporte
Abertura do JEMS foi realizada no Parque das Nações Indígenas - Foto: Daniel Sampaio/Fundesporte

Com recorde de participação e diversas mudanças que garantem mais conforto e qualidade aos atletas, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul (JEMS) foram oficialmente abertos na tarde desta quinta-feira (6), em Campo Grande. A cerimônia de abertura aconteceu na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.

Desde 2015, o campeonato passou por diversas mudanças, buscando oferecer melhores condições aos atletas. Atualmente, os jovens contam com acomodação em hotéis, alimentação acompanhada por nutricionista e transporte seguro, fatores que contribuem para o alto nível das competições.

Ao longo dos últimos dez anos, os JEMS já beneficiaram mais de 30 mil atletas, com destaque para o equilíbrio de participação entre homens e mulheres: 42% das vagas são ocupadas por meninas. Nas modalidades coletivas, o futsal se destaca, com 40% dos atletas inscritos.

“Em 2015, tivemos 2 mil atletas inscritos e para este ano a previsão é que teremos mais de 8 mil atletas inscritos em todas as etapas dos jogos, é uma transformação muito grande, e isso se dá devido ao empenho de todos os técnicos, gestores, chefes de delegação, e principalmente dos atletas. Esse dia é de muita comemoração para o Desporto Escolar do Mato Grosso do Sul”, comentou o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), Paulo Ricardo Nuñez.

O JEMS, que acontece em Campo Grande de 6 a 24 de junho, reúne atletas na faixa etária de 12 a 14 anos. As disputas serão realizadas em quatro blocos, com as modalidades atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling no primeiro bloco. No segundo, basquetebol e futsal. No terceiro, handebol e vôleibol. E no quarto, ginástica artística, ginástica rítmica, karatê, natação e xadrez.

*Com informações da Fundesporte