Veículos de Comunicação

Oportunidade

Dia D: ação na capital ajuda estrangeiros a conseguir emprego

Objetivo é ajudar na regularização de documento e inserção no mercado

Dia D: ação na capital ajuda estrangeiros a conseguir emprego - Foto: Ingrid Rocha
Dia D: ação na capital ajuda estrangeiros a conseguir emprego - Foto: Ingrid Rocha

Em ação nesta sexta-feira (17) na Funtrab, os estrangeiros que estão em Mato Grosso do Sul podem regularizar os documentos e se candidatar a vagas de emprego. O “Dia D dos Imigrantes e Refugiados” é uma parceria de diversas instituições para ajudar essas pessoas e somente hoje tem mais de 200 vagas disponíveis em 30 empresas.

O diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derze, disse que essa é a primeira ação social no Brasil voltada para este tipo de serviço e que ao longo do ano a fundação conseguiu encaminhar mais de mil estrangeiros para o mercado. Para o futuro, o objetivo é levar qualificação para esse público. “Nós vamos fazer agora uma parceria grande para qualificar esse povo. Não adianta abrir vaga de emprego e não qualificar eles para o mercado de trabalho, porque a realidade e cultura deles é outra”, destacou o diretor.

A OAB também participou da força-tarefa levando consultoria voluntária para os imigrantes e empresários. Eles pretendem agora levar o serviço para outros municípios de Mato Grosso do Sul, segundo a presidente da Comissão de Diretos dos Imigrantes e Refugiados, Cristiane Viegas. “Nós temos a pretensão de continuar esse ‘Dia D’ no ano de 2022 no interior do estado. É a proposta que trouxemos hoje para o representante da Funtrab. No interior do estado a demanda é muito grande, devido a fronteira”, explicou a advogada.

O coordenador do programa “UEMS Acolhe”, João Fábio Sanches, também esteve presente na ação e disse que este é um momento importante e que vai ajudar muito essas pessoas. “É um momento de muita alegria e representa todo um trabalho que é iniciado a partir de uma rede, com aulas de português, orientações jurídicas, assistência social e a gente chega na empregabilidade. ”, disse o professor.

A primeira parte do “Dia D” terminou na manhã desta sexta-feira, mas à tarde tem mais atendimento até às 17h.