O Dia dos Santos Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de magos do oriente, e que ocorrera no dia 6 de janeiro.
A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis" é então aí que ruas de cidades europeias de tradição católica se enfeitam e recebem carros alegóricos com as figuras dos magos trazendo presentes, balas e doces, distribuindo principalmente para as crianças e quem mais estiver ali para saudar os magos.
Nas casas, além das trocas de presentes que, diferentemente do Brasil já aconteceram no Natal, as famílias preparam e comem tortas que escondem dentro pequenas surpresas. Na França por exemplo, quem encontra um anel dourado terá a chance de ganhar um presente.
Já na Espanha a tradição consiste em comer reunidos com a família pratos salgados como: assados de peru, leitão ou peixes. Mas o grande destaque é o Roscón de Reyes, servido com chocolate quente, a rosca é uma espécie de pão doce com nozes e recheio de creme e frutas cristalizadas, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.
O Dia de Reis aqui no Brasil é também celebrado na Umbanda, religião de cultos afro-brasileiros, para que a paz de Oxalá esteja com todos, iluminando caminhos.
E para muita gente aqui, este é também o dia de pedir e de fazer simpatias para a prosperidade. Então segue aqui uma bem fácil e que envolve uma frutinha que os árabes amam, é a simpatia da romã.
Dizem que o ritual, perpetuado há séculos na cultura brasileira, atrai prosperidade, especialmente financeira.
Então se liga!
Pegue uma romã e retire 9 sementes pedindo aos três reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, para que nesse ano você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro. Em seguida, guarde 3 sementes na carteira para que nunca falte dinheiro. Coma outras 3 e as que sobrarem jogue para trás, fazendo um pedido especial.