Veículos de Comunicação

POLÍCIA

DOF apreende mais de uma tonelada de agrotóxico contrabandeado em Maracaju

Defensivo agrícola estava armazenado em galões de 20 litros em pacotes

Defensivo agrícola estava armazenado em galões de 20 litros em pacotes
Defensivo agrícola estava armazenado em galões de 20 litros em pacotes | Foto: Divulgação/DOF

Mais de uma tonelada de defensivos agrícolas contrabandeados foi apreendida em uma operação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) na tarde desta segunda-feira (4), no distrito de Vista Alegre, em Maracaju.

A carga de 1.300 quilos estava em uma camionete conduzida por um homem de 30 anos.

A ação ocorreu durante patrulhamento na BR-267, quando policiais abordaram o veículo e, ao realizarem uma vistoria, encontraram o produto contrabandeado do Paraguai armazenado em galões de 20 litros e pacotes granulados de um quilo.

Questionado, o motorista afirmou que havia sido contratado para entregar a carga em uma propriedade rural na região de Maracaju.

O motorista foi preso em flagrante e, juntamente com a camionete e os defensivos apreendidos, encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Dourados. O valor estimado da carga ilegal é de R$ 1,4 milhão.

Segundo o DOF, o uso de defensivos agrícolas ilegais representa um grave risco à saúde pública, à biodiversidade e ao meio ambiente. A aplicação sem regulamentação adequada aumenta a exposição a substâncias tóxicas, que podem contaminar a água, o solo e alimentos destinados ao consumo humano.

*Com informações do DOF