O Duo Amábile, formado pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim, se apresenta nesta terça-feira (1º) na Universidade Sorbonne, em Paris. No recital, eles levam ao público francês a poesia sul-mato-grossense e os ritmos da música brasileira.
A apresentação integra uma turnê cultural pela Europa, com cinco concertos programados na Suíça e na França. Além disso, realizam masterclasses em instituições de ensino e cultura. Depois da Sorbonne, o duo segue com apresentações na Maison de L’Amérique Latine, nesta quarta-feira (2), e na Université Paris-Saclay, no dia 5 de abril.
Poesia regional em destaque
O repertório traz canções de câmara inéditas compostas a partir de poemas de autores de Mato Grosso do Sul, como Rubênio Marcelo, Raquel Naveira, Fernando D’Andreia e Delasnieve Daspet. A dupla também interpreta obras de compositores brasileiros consagrados dos séculos IX e XX, como Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos e Waldemar Henrique.
Entre as estreias da turnê estão duas canções compostas por Marcelo Fernandes: uma baseada em poesia em Nhangatu, de Delasnieve Daspet. Outra canção é inspirada em poesia bíblica traduzida para a língua terena pelo professor Itamar Terena.
O programa inclui ainda a canção “Tempo, Matéria, Espírito”, escrita sobre versos do escritor e curador de arte Pedro Mastrobuono, e duas obras em português arcaico assinadas pelo compositor paulista Otto Pintiaski.
Turnê pela Europa
Antes de Paris, o Duo Amábile se apresentou na Embaixada Brasileira em Berna, na Suíça, no dia 25 de março. O recital contou com a presença de embaixadores de diversos países e representantes da Escola Superior de Belas Artes.
Na última sexta-feira (28), Fernandes realizou um recital solo de violão no Conservatório Superior de Winterthur e também acompanhado por Ana Lúcia.
Após a passagem pela Suíça, Ana Lúcia agradeceu a acolhida e escreveu nas redes sociais que tiveram “preciosos momentos em Zurich“.