A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que, no mês de abril, o índice de famílias endividadas em Campo Grande ficou em 64,6%.
Entre as principais dívidas apontadas pelos entrevistados estavam contas com o cartão de crédito, responsável por 70,2% e o endividamento com carnês, com 18,2% dos gastos.
De olho neste tipo de comportamento do consumidor, a cooperativa de crédito Uniprime Pioneira intensificou em maio o programa de Educação Financeira.
Segundo o diretor comercial Uniprime Pioneira, Lúcio Scheuer, a educação financeira deve ser iniciada na infância. “Vamos às escolas para conversar com as crianças sobre o assunto. É importante eles perceberem a divisão de prioridades, percentuais destinados a cada coisa no orçamento das famílias. Pelas crianças conseguimos ensinar os adultos também”.
Para o gerente da agência Uniprime Pioneira CG, Rodrigo Giacomelli, o endividamento e a falta de educação financeira impactam inclusive o desenvolvimento da economia nacional.