A primeira sessão com votações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul terminou com dois projetos aprovados e foi realizada nesta quinta-feira (03). Uma das propostas é do deputado estadual Barbosinha (DEM) e a outra de Antonio Vaz (Republicanos).
Em discussão única foi aprovada a declaração de utilidade pública da Associação Grupo da Melhor Idade (Rio Verde de Mato Grosso). A instituição tem como finalidade buscar melhorias para idosos, estimulando a conquista dos direitos deles.
Já em primeira discussão foi aprovada a criação da “Semana Estadual de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais”. A proposta é que a campanha seja realizada anualmente na terceira semana de maio e no período a ideia é que tenham ações para informar e sensibilizar a população sobre o tema. Dados da Saúde apontam que essas doenças acometem mais de cinco milhões de pessoas no mundo. O projeto sofreu emendas e será votado em segunda discussão.
As sessões na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul seguem de forma híbrida nos primeiros meses do ano, com alguns deputados no Plenário e outros de forma remota. O público está proibido de acessar a Casa de Leis, devido a situação da pandemia de covid-19. A medida vale até o começo de maio.