Veículos de Comunicação

Entrevista

Emocionado, Sargento fala da operação de busca de vítimas das chuvas no RS

A equipe do canil do Corpo de Bombeiros de MS atuou na área rural de Vale do Taquari em um ponto de deslizamento

Sargento Thiago Kalunga e a cadela Laika no estúdio da rádio CBN-CG - Foto: Duda Schindler/CBN-CG
Sargento Thiago Kalunga e a cadela Laika no estúdio da rádio CBN-CG - Foto: Duda Schindler/CBN-CG

Os três militares da equipe do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul que atuaram na área rural do Vale do Taquari, na cidade de Encantado e Roca Sales, no Rio Grande de Sul, para a operação de busca de vítimas num ponto de deslizamento de morro, chegaram ao estado na última segunda-feira (27).

Em entrevista ao Jornal CBN CG, o Sargento Thiago Kalunga falou dos dias de intenso trabalho, dos desafios do terreno devastado pelas chuvas e do desempenho da cadela Laika, em sua primeira operação fora do estado. 

“Foi fantástico. Superou as expectativas. Num primeiro momento quando nós não tínhamos o maquinário tinha um fator dificultador. Tinham muitos porcos e o porco dependendo do estado de decomposição, ele se assemelha em determinados momentos a decomposição humana […] então os porcos que estavam visíveis os cães ignoravam completamente, mas num ponto específico onde havia corpos humanos os animais paravam e quando chegou o maquinário nós conseguimos acesso para o resgate”.

Em um depoimento emocionado, o militar contou como foi trabalhar com gaúchos que tiveram suas casas e famílias destruídas pelas chuvas intensas. A equipe do canil de Mato Grosso do Sul enviado para a operação foi formada pelo Sargento Thiago Kalunga, Soldado Humberto, Soldado Jéssica e a cadela Laika.

Além deles, a segunda equipe de bombeiros do estado enviada ao Rio Grande do Sul contou com outros cinco militares, especialistas em salvamento aquático e mergulhadores. Acompanhe a entrevista completa.

 e entre no canal de notícias da CBN CG