O José Adilson dos Santos, mais conhecido como Vidal pelos moradores dos bairros Tarumã e Lageado, é um exemplo de empreendedor em Campo Grande. Nordestino, ele foi criado em Mato Grosso do Sul e depois se mudou para o Paraná. Em Curitiba, José trabalhou com hortifrutis e teve uma casa de carne e uma mercearia, que recebeu o nome que o deixaria conhecido pelos clientes: Vidal.
Entre os anos de 1999 e 2000, o empreendedor viu os negócios darem uma caída e decidiu morar em Cuiabá (MT). Lá não encontrou o que esperava e optou por voltar à Campo Grande (MS).
Os negócios começaram no bairro Tarumã no começo dos anos 2000 e depois expandiram para o bairro Parque do Lageado.
“Eu vim de Cuiabá bem fraquinho e em 2003 comecei com uma gaiolinha de gás. Depois surgiu um pontinho e eu coloquei ‘Mercearia Vidal’, no Tarumã. Eu fui colocando os filhos para trabalhar também. Depois vim para a rotatória [no bairro Parque do Lageado] com um caminhão, onde vendia banana, laranja e melancia. Vendia bem. Ai surgiu esse ponto aqui [na rua Evelina Figueiredo Selingardi] e comecei com uma conveniência.”
Os negócios continuaram crescendo e hoje a família tem conveniência, administrada pelas duas filhas de Vidal, petshop, restaurante, loja de roupa e ainda trabalham com gás.
Segundo a Maria Aparecida dos Santos, filha do empresário, o empreendedorismo está no sangue da família.
“Nós crescemos dentro do comércio. Mesmo que a gente tenha estudado, o pai ensinou todos a trabalhar no comércio. Nós viemos de Curitiba, onde a gente já tinha comércio e eu lembro que acho que tinha 10 anos e já ajudava a cuidar. Então, todos os irmãos cresceram assim, está no sangue”.
A família só tem a agradecer as oportunidades que encontraram no Parque do Lageado, mas esperam ações do Poder Público que levem mais conforto a quem vive na região, como o asfalto nas ruas.
Confira a reportagem em:
Parque do Lageado
O bairro está localizado na região sul de Campo Grande e tem mais de 30 ruas, sendo que a maioria não está asfaltada. São mais de 1.100 estabelecimentos no Lageado. A região tem um aterro sanitário, popularmente conhecido como lixão, e centenas de famílias vivem da renda que adquirem com a coleta.
Em relação a educação, o Parque do Lageado tem duas escolas municiais, uma estadual e dois Centros de Educação Infantil (CEINF’s).