Veículos de Comunicação

CBN Finanças

Encontro de economistas aponta MS como exemplo de sucesso em diversas temáticas

Mudanças proporcionadas pela Reforma Tributária estão no radar dos profissionais

Eneoeste 2023, tema questiona "Como a tecnologia e a criatividade podem impulsionar a economia" - Arte: Divulgação/Eneoeste
Eneoeste 2023, tema questiona "Como a tecnologia e a criatividade podem impulsionar a economia" - Arte: Divulgação/Eneoeste

Termina nesta sexta-feira (07), a 13ª edição do Encontro dos Economistas da Região Centro-Oeste (Eneoeste), em Goiás. O encontro que começou ontem, tem como objetivo debater a utilização da inovação e tecnologia na promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

O colunista da CBN CG, Hudson Garcia, que participa do evento, relatou que entre os assuntos mais discutidos está a Reforma Tributária. O texto foi aprovado nesta quinta-feira (06) na Câmara dos Deputados em Brasília. Para o economista, a pauta é fundamental para a regularização tributária nacional.

Já como consequência da implantação do novo marco fiscal, estão as mudanças nas regras de Imposto de Renda, para o segundo semestre, e a exigência dos estados de desenvolverem suas vocações econômicas.

“Trazendo a luz para a própria discussão, os estados terão que desenvolver aquilo que chamamos de Branding […] ou vocações econômicas para que eles possam reter, ou atrair novos investimentos em empresas que vão investir em mão de obra ou matéria-prima do estado”.

Neste sentido, entre as inovações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul estão a silvicultura e os grãos, que podem gerar produtos de valor agregado para o estado, segundo Garcia. Citado como 'case' de sucesso em diversas áreas, também participa do evento o Secretário-Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semadesc), Ricardo Senna.