Veículos de Comunicação

DIA DO RECICLADOR E RECICLAGEM

Energisa mostra como a reciclagem pode gerar economia e sustentabilidade

Empresa investe em logística reversa e conscientização dos funcionários para reduzir o impacto ambiental

Giovana Brito, engenheira ambiental da Energisa nos estúdios da Rádio CBN Campo Grande
Giovana Brito, engenheira ambiental da Energisa nos estúdios da Rádio CBN Campo Grande | Foto: LSSCom/CBN-CG

No Dia do Reciclador e da Reciclagem, celebrado em 22 de novembro, a Energisa, concessionária de energia elétrica responsável pela maior parte dos municípios de Mato Grosso do Sul, destacou ações inovadoras para a preservação ambiental.

A engenheira ambiental da empresa, Giovanna Brito, durante entrevista ao Jornal CBN Campo Grande nesta sexta-feira (22) detalhou como a organização integra práticas sustentáveis em suas operações e incentiva a consciência ambiental entre colaboradores e parceiros.

Logística Reversa e Gestão de Resíduos

Um dos pontos principais do programa de sustentabilidade da Energisa é a logística reversa dos materiais utilizados em suas redes de distribuição. Segundo Giovanna, 100% dos cabos desativados são reaproveitados.

“Os cabeamentos são acondicionados em nossos almoxarifados e, posteriormente, uma empresa parceira realiza a destinação adequada. Esse material retorna como matéria-prima para novos produtos, evitando desperdício e reduzindo impactos ambientais”, explicou.

Os 5Rs na Prática

A Energisa também adota os 5Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Entre as iniciativas destacadas estão:

  • Recusar: A empresa estabelece critérios rigorosos para selecionar parceiros, priorizando aqueles alinhados a práticas sustentáveis e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
  • Repensar: Realização de ações como a distribuição de ecocopos de fibra de coco aos colaboradores, reduzindo o consumo de plástico no ambiente corporativo.
  • Reduzir: Com o projeto Ilumina Pantanal, que levou energia solar a comunidades isoladas, a empresa evita a emissão de 180 toneladas de CO2 por ano.
  • Reutilizar: Em 2024, mais de 2 mil transformadores foram reformados e retornaram às operações, representando 30% do total utilizado pela empresa. Isso evitou a aquisição de cerca de 800 toneladas de ferro.
  • Reciclar: A segregação de resíduos é um dos pilares das práticas da empresa, que conta com ecopontos em suas sedes para incentivar a separação de recicláveis.

Confira a entrevista na íntegra: