Por ser uma bebida complexa, o espumante possui características específicas e que afetam diretamente o sabor e preço final. Os famosos champagnes franceses vinhos da região de Borgonha na França são os mais requisitados pelo público. “Temos espumantes da Espanha, Portugal que nada mais são vinhos gaseificados. Na Itália, uma opção bastante pedida é o prosecco, que tem no processo, a uva de mesmo nome.
O colunista ainda destaca o processo utilizado na confecção da bebida. “O champnoise, tem fermentação dentro da garrafa, no qual eles tiram a casca pra deixar sem coloração, adicionando dosagem pra continuar com a fermentação, que dá o tom. Nesse processo, acontece novamente a fermentação com gás carbônico, e sem seguida é feita a degustação”, explicou.
Principais tipos de vinhos
A Borgonha é conhecida como a terra das duas variedades: Pinot Noir para os tintos e Chardonnay para os brancos. Elas são as únicas (há raras exceções) autorizadas em vinhos que levam as denominações locais. A região ainda produz espumantes (Crémant) pelo método tradicional.